Artigos e curiosidades do sistema digestivo

Blog

Motivadores da gastrite

01/03/2023

De acordo com a Federação Brasileira de Gastroenterologia, 70% da população apresenta algum tipo de gastrite (crônica ou aguda). As causas podem ser diversas:

- Helicobacter pylori: nesse caso, essa bactéria se instala abaixo da camada de muco do estômago e passa a liberar urease, enzima que altera o pH da região. A liberação contínua dessa substância causa uma reação inflamatória no estômago. A bactéria H. pylori geralmente é adquirida partir de alimentos, objetos e até água contaminada. Essa infecção desempenha um papel na patogênese da úlcera péptica e do carcinoma gástrico, o que ressalta a necessidade do tratamento. Diferentes padrões de gastrite associada a H. pylori podem ser determinados por fatores de virulência da bactéria, em associação com fatores do organismo do paciente e ambientais.

- Hábitos de vida: aqui pessoa adquire a doença por meio de seus hábitos de vida nocivos, como o excesso de ingestão de medicamentos anti-inflamatórios ou jejum prolongado seguido de refeições exageradas, ou ainda uma dieta rica em alimentos industrializados como refrigerantes e carnes processadas. Café em excesso também pode desencadear a doença.

Toda causa de gastrite precisa ser diagnosticada e tratada com acompanhamento nutricional e gastroenteorológico, pois pode se agravar e evoluir para problemas mais sérios.

Dr. Pedro Eduardo Soares e Silva (CRM 13806) é um dos especialistas que fazem parte do corpo clínico da Esadi. Com mais de 15 anos de experiência, atua com foco no diagnóstico e tratamento de doenças do tubo digestivo.

Voltar