Artigos e curiosidades do sistema digestivo

Blog

O aumento de casos de câncer colorretal entre os jovens

30/06/2023

Estudo da American Cancer Society (ACS) demonstra que o diagnóstico de câncer colorretal em pessoas com menos de 55 anos dobrou, de 11% em 1995 para 20% em 2019.

Apesar de a pesquisa ter como foco de estudo o território estadunidense, os dados são um alerta mundial para a tendência crescente de casos da doença entre pacientes cada vez mais jovens. Esse cenário preocupante levou, inclusive, à mudança das diretrizes aplicadas mundialmente sobre a colonoscopia, principal exame utilizado na prevenção e diagnóstico precoce do câncer colorretal.

Anteriormente, era recomendada a realização periódica do exame, quando sem fatores de risco associados, a partir dos 50 anos, agora a recomendação preconiza que a idade inicial seja de 45 anos.

O câncer colorretal é um tipo de câncer que, quando diagnosticado precocemente, tem elevada chance de cura. A colonoscopia não apenas detecta a doença, mas também é capaz de prevenir o surgimento do câncer, uma vez que pólipos pré-cancerosos podem ser removidos durante o procedimento.

A Esadi possui equipamentos colonoscópios com tecnologia de ponta, que proporcionam imagens em alta resolução para o diagnóstico mais eficiente.

Dr. Pedro Eduardo Soares e Silva (CRM 13806) é um dos especialistas que fazem parte do corpo clínico da Esadi. Com mais de 15 anos de experiência, atua com foco no diagnóstico e tratamento de doenças do tubo digestivo, possui especialidade em Gastroenterologia pela Federação Brasileira de Gastroenterologia e Endoscopia Digestiva pela Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva. Além disso, desde 2016 integra o quadro de Serviço de Gastroenterologia e Endoscopia Digestiva do Hospital Santa Isabel.

Exames colonoscópicos podem ser agendados através do telefone: (47) 3222-0432 ou Whatsapp: (47) 99963-3223.

Voltar