Artigos e curiosidades do sistema digestivo

Blog

O diagnóstico da doença de Crohn

26/03/2024

A Doença de Crohn é uma condição inflamatória grave que afeta o trato gastrointestinal, com predomínio na parte inferior do intestino delgado e no intestino grosso, embora possa impactar qualquer segmento do trato gastrointestinal. Caracteriza-se por sintomas como diarréia, cólica abdominal, febre ocasional e sangramento retal, além de perda de apetite e consequente perda de peso. O curso clínico da Doença de Crohn é heterogêneo, alternando fases de atividade da doença e remissão. 

A relevância das doenças inflamatórias intestinais, como a Doença de Crohn, tem crescido globalmente, observando-se um aumento tanto na incidência quanto na prevalência. Contudo, avanços significativos no tratamento, incluindo o uso de imunobiológicos e aperfeiçoamentos nas técnicas cirúrgicas, contribuíram para a melhoria da sobrevida dos pacientes.

Para confirmar o diagnóstico, o médico poderá solicitar uma série de testes diagnósticos, visando identificar sinais específicos da doença e excluir outras possíveis condições. Entre os primeiros exames estão os laboratoriais, que buscam evidências de anemia, inflamação ou desnutrição.

Exames de imagem como radiografias abdominais, tomografias computadorizadas, ressonâncias magnéticas e testes gastrointestinais superiores podem revelar obstruções, inflamações ou outras anormalidades.

Já a colonoscopia e a endoscopia digestiva alta permitem uma avaliação direta do revestimento interno do trato gastrointestinal, podendo ser complementadas por biópsias de tecido para análise patológica.

Dr. Juliano Coelho Ludvig (CRM 8561 SC - Gastroenterologia RQE 3046 - Endoscopia Digestiva RQE 3761) tem foco de atuação em Doenças Inflamatórias Intestinais e é um dos gastroenterologistas do corpo clínico da Esadi.

Além de ser membro do Grupo de Estudos da Doença Inflamatória no Brasil (GEDIIB), é Chefe do Grupo de Doenças Inflamatórias Intestinais (DII) do Hospital Santa Isabel- Blumenau, Coordenador da Regional Blumenau da Associação Brasileira de Colite e Doença de Crohn (ABCD) e membro internacional do ECCO - European Crohn’s and Colitis Organization.

FONTE: ABCD; MAGALHÃES et. al.; Crohn’s & Colitis Fundation; Stanford Medicine.

Voltar