Artigos e curiosidades do sistema digestivo

Blog

O gás da flatulência e da eructação são a mesma coisa?

24/04/2023

Apesar de ambos serem formados por gases do sistema digestório, a flatulência e a eructação não são a mesma coisa. Entenda cada um:

- A eructação (conhecida como arroto) acontece por conta do ar que engolimos de forma acidental. Isso acontece quando falamos, comemos e bebemos.
Nesse caso, o ar engolido desce até o estômago. Porém, em vez de seguir para o intestino, como acontece com os alimentos, é mandado de volta por onde veio. Por isso, o gás da eructação é basicamente composto pelos mesmos gases do ar atmosférico: nitrogênio e oxigênio. Ele também pode conter dióxido de carbono, por conta de bebidas gaseificadas.
Mesmo sendo composto por gases que respiramos, a eructação pode conter cheiros. Isso acontece porque o gás passa um tempo no estômago, e pode voltar com cheiro do órgão.
A eructação é um fenômeno natural, porém, em casos raros, pode ocorrer um distúrbio em que a pessoa solta o ar sem parar. Geralmente, essa síndrome acontece em quem engole muito ar e pode necessitar de tratamento.

- A flatulência é mais complexa. Além de também possuir gases do ar engolido de forma acidental, ele também possui gases liberados por bactérias do intestino durante a digestão. Por isso, sua composição e quantidade varia de pessoa para pessoa, de acordo com o que foi consumido e com a flora intestinal. Porém, geralmente contém nitrogênio, oxigênio, hidrogênio e metano.
Apesar de ser considerado um ato nojento por muitas pessoas, flatular é muito importante para a saúde. Se os gases da digestão não fossem eliminados, distenderiam o intestino e causariam dor.

Para o correto diagnóstico, a consulta médica com um especialista é essencial. Converse com seu gastroenterologista e tire todas as suas dúvidas.

Exames podem ser agendados através do telefone: (47) 3222-0432 ou Whatsapp: (47) 99963-3223.

Voltar