Artigos e curiosidades do sistema digestivo

Blog

O pâncreas e a diabetes

23/11/2022

O pâncreas tem duas funções:

- Exócrina: ele produz enzimas utilizadas no processo de digestão;

- Endócrina: ele também produz os hormônios insulina e glucagon.

A insulina fabricada pelo pâncreas é o hormônio que facilita a entrada de glicose nas células, onde será utilizada como fonte de energia. Por isso, quando o pâncreas deixa de produzir a insulina (ou a produz em quantidade menor do que a necessária), os níveis de açúcar no sangue sobem.

Os dois principais tipos de diabetes são:

- Diabetes tipo 1, onde o pâncreas simplesmente não produz insulina. Essa condição acontece por conta da destruição, pelo sistema imunológico do organismo, das células beta-pancreáticas . Neste caso, o paciente precisa sempre receber insulina injetável para que a glicose possa ser metabolizada. Esse tipo de diabetes aparece em geral na infância ou na adolescência;

- Diabetes tipo 2, que é consequência do agravamento de um fenômeno conhecido como resistência à insulina.
Aqui, a insulina, a princípio produzida em volume normal, não consegue agir de maneira eficiente. Isso ocorre por conta de uma resistência celular cada vez maior à sua atuação. Quando não tratada, a resistência à insulina costuma se agravar e exigir que o pâncreas a produza em quantidades cada vez maiores, o que costuma fazer o órgão evoluir para a falência. Nessa condição, o paciente passa a precisar de insulina injetável para que a glicose possa ser absorvida.

O grande gatilho para o desenvolvimento da resistência à insulina e o diabetes tipo 2 é o estilo de vida. Maus hábitos alimentares e sedentarismo são as principais causas.

Para o correto diagnóstico, a consulta médica com um especialista é essencial. Converse com seu gastroenterologista e tire todas as suas dúvidas.

Exames podem ser agendados através do telefone: (47) 3222-0432 ou Whatsapp: (47) 99963-3223.

Voltar