Artigos e curiosidades do sistema digestivo

Blog

O que a tosse crônica tem a ver com seu estômago?

19/01/2024

A tosse crônica, persistente por pelo menos oito semanas, em alguns casos tem sido associada à Doença do Refluxo Gastroesofágico (DRGE). A DRGE ocorre quando o ácido estomacal retorna para o esôfago, irritando-o e desencadeando diversos sintomas. Aqui a tosse crônica pode ser resultado da irritação direta do ácido no esôfago ou da aspiração de pequenas quantidades de ácido nas vias aéreas.

Cada movimento de tosse segue um arco reflexo complexo iniciado pela irritação de receptores da tosse no trato respiratório e em outras áreas. Esses receptores estimulados geram impulsos que seguem vias nervosas até o centro da tosse na medula.

O diagnóstico é multidisciplinar, envolvendo gastroenterologista, otorrinolaringologista e, por vezes, pneumologista. Exames como endoscopia, radiografias contrastadas e monitorização do pH esofágico ambulatorial para avaliar o refluxo ácido e a função do esfíncter esofágico inferior, podem ser necessários. O tratamento inclui desde mudanças no estilo de vida até terapias farmacológicas ou cirúrgicas, dependendo da causa subjacente da condição.

Dr. Edson Pedro da Silva (CRM 1434 SC - Endoscopia Digestiva RQE 1342 - Gastroenterologia RQE 1270) faz parte do corpo clínico da Esadi. Com quase 50 anos de atuação, efetuou sua pós-graduação em gastroenterologia pelo Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas de Gastroenterologia (IBEPEGE).

Para o correto diagnóstico, a consulta médica com um especialista é essencial. Converse com seu gastroenterologista e tire todas as suas dúvidas.

FONTE: CARVÃO; GURSKI et. al.; JÚNIOR et. al..

Voltar