Artigos e curiosidades do sistema digestivo

Blog

O que acontece durante uma colonoscopia

08/12/2022

A colonoscopia é o exame que permite analisar as paredes do cólon (intestino grosso). A nova indicação médica é que esse exame seja feito a cada 3 anos a partir dos 45 anos de idade, independente de fatores de risco.

Por ser um exame tão importante e frequente, muitas pessoas têm dúvidas sobre como ele é feito. Por isso, montamos um resumo de o que acontece durante esse exame para tranquilizar quem precisa passar pelo procedimento:

- Ao entrar no consultório, o médico explicará o exame e responderá suas perguntas. É importante informá-lo a respeito de alergias, medicamentos em uso e eventuais problemas de saúde conhecidos (principalmente cardíacos e pulmonares).

- Depois da conversa inicial, você deitará confortavelmente sobre seu lado esquerdo e receberá soro e uma solução sedativa através da veia para ficar mais relaxado.
- O médico, então, passará o aparelho através do ânus para o reto e posteriormente por todo o cólon.

- Você poderá sentir alguma cólica e sensação de estufamento, pois é necessário manobrar o aparelho e colocar ar no intestino para permitir o exame das paredes do cólon. Essas sensações são normais e passam rapidamente.

- Às vezes, são necessárias trocas de posição durante o exame para facilitar a visualização. Se necessário, pequenas amostras de tecido (biópsias) serão retiradas para análise. Não se preocupe, pois isso é totalmente indolor.

- O tempo de duração do exame pode variar entre 15 e 45 minutos, dependendo do grau de dificuldade para introduzir o aparelho até o início do cólon e de eventuais procedimentos que se fizerem necessários.

- Em alguns casos, o médico não consegue passar o aparelho pelo intestino grosso inteiro, até onde ele se encontra com o final do intestino delgado. Você será avisado se algum exame adicional for necessário nesse tipo de eventualidade.

E é isso! Após o exame, você permanecerá na área de repouso até que os efeitos dos medicamentos desapareçam. Cólicas leves, estufamento e desconforto no abdômen poderão ocorrer devido à presença de ar no intestino. Porém, são sintomas passageiros e que passam em pouco tempo.

Em virtude do uso de medicação sedativa, você não poderá dirigir automóveis, operar maquinaria ou tomar decisões importantes pelo resto do dia. Mesmo que você se sinta normal, é sabido que a sedação diminui os reflexos e o julgamento por várias horas.

Para o correto diagnóstico, a consulta médica com um especialista é essencial. Converse com seu gastroenterologista e tire todas as suas dúvidas.

Colonoscopia e outros exames podem ser agendados através do telefone: (47) 3222-0432 ou Whatsapp: (47) 99963-3223.

Voltar