Artigos e curiosidades do sistema digestivo

Blog

O que acontece na colonoscopia?

31/05/2023

A colonoscopia é um método adequado na investigação de doenças colorretais, com destaque para pólipos e neoplasias. Ela permite a identificação precoce de lesões e colabora para a investigação de sintomas suspeitos como dor abdominal, sangramento digestivo, alteração do hábito intestinal, diarreia crônica, anemia e massas abdominais. A colonoscopia também permite a realização simultânea de procedimentos como biópsias, polipectomias, hemostasias, mucosectomias e dilatações de estenoses.

O preparo para a colonoscopia

Para a realização do exame é necessária uma prévia preparação de forma a esvaziar o intestino. A limpeza do cólon, além de ser imprescindível para permitir a boa visualização da mucosa cólica, reduz a concentração de gases.

No dia da realização do exame, o paciente é posicionado confortavelmente sobre seu lado esquerdo, recebe soro e uma solução sedativa via venosa, para ficar mais relaxado.

O uso da sedação e da analgesia na colonoscopia, assim como na endoscopia, visa minimizar a ansiedade do paciente e o possível desconforto. Dessa forma, o paciente permanece imóvel durante todo o procedimento. A sedação profunda para procedimentos endoscópicos é técnica segura e adequada quando realizada por médico devidamente treinado, sempre amparado por equipamento adequado como monitores não invasivos de pressão arterial, oximetria de pulso e cardioscópio.

Como acontece a colonoscopia

Após a sedação, o gastroenterologista passará o aparelho através do ânus para o reto e, posteriormente, por todo o cólon, inclusive para a extremidade distal do intestino delgado (íleo terminal).

Podem ser necessárias trocas de posição durante o exame, para facilitar a visualização de determinadas áreas. A depender da investigação que está sendo realizada ou se o médico julgar necessário para uma melhor análise, podem ser também retiradas pequenas amostras de tecido para biópsia, procedimento totalmente indolor.

Para o correto diagnóstico, a consulta médica com um especialista é essencial. Converse com seu gastroenterologista e tire todas as suas dúvidas.

Exames podem ser agendados através do telefone: (47) 3222-0432 ou Whatsapp: (47) 99963-3223.

FONTE: SILVA et. al; LOUREIRO et. al.; Esadi.

Voltar