Artigos e curiosidades do sistema digestivo

Blog

O que causa a intolerância à lactose?

06/02/2023

A Intolerância à lactose é caracterizada pela incapacidade parcial ou total de digestão da lactose, açúcar encontrado no leite e derivados. É causada pela deficiência de produção da enzima lactase, produzida pelas células que recobrem o intestino delgado.

A lactase transforma a lactose em duas formas mais simples de açúcar denominadas glicose e galactose, absorvíveis. Com a falta da enzima, o composto não absorvido se acumula no intestino, sendo então fermentado por bactérias.

Por isso, a causa da intolerância à lactose é melhor explicada pela descrição de como uma pessoa desenvolve a deficiência de lactase, que pode acontecer de três maneiras:
- Através de uma deficiência congênita da enzima. Nesse caso, a criança nasce com um defeito genético que impossibilita a produção da lactase;

- Através da deficiência primária, quando ocorre uma diminuição na produção da lactase como consequência do envelhecimento. É a mais comum e é o resultado da tendência natural da diminuição da produção da lactase;

- Através da deficiência secundária, onde há a diminuição da produção da lactase em consequência da agressão ao intestino delgado por conta de doenças intestinais, como a Doença Celíaca e a Doença de Crohn.

Os principais sintomas da intolerância à lactose são: dor abdominal, estufamento, gás, diarréeia e náuseas. Além disso, pessoas que sofrem com a doença podem sentir desconforto trinta minutos a duas horas após consumir leite ou derivados. Os sintomas variam de leves a acentuados dependendo da quantidade de lactose ingerida e da quantidade de enzimas encontradas no organismo.

A intolerância à lactose pode ser difícil de ser diagnosticada baseada somente nos sintomas. Por isso, especialistas indicam exames específicos, como o Teste Respiratório do Hidrogênio Expirado e o Teste de Acidez das Fezes.

Para o correto diagnóstico, a consulta médica com um especialista é essencial. Converse com seu gastroenterologista e tire todas as suas dúvidas.

Exames podem ser agendados através do telefone: (47) 3222-0432 ou Whatsapp: (47) 99963-3223.

Fontes: Ministério da Saúde, Estadão, Veja Saúde

Voltar