Artigos e curiosidades do sistema digestivo

Blog

O que causa a Síndrome do Intestino Irritável (DII)?

21/08/2023

A Síndrome do Intestino Irritável (SII) é uma doença incapacitante, uma desordem funcional prevalente na população mundial e que causa profundo efeito negativo na qualidade de vida do indivíduo.

A SII é um termo aplicado a uma associação de sintomas, que consistem mais frequentemente de dor/desconforto abdominal, estufamento/distensão, constipação e diarreia alternados sem sinal de doença que possa ser visto ou medido.

A sua fisiopatologia ainda não está totalmente esclarecida, porém, vários mecanismos, como a alteração na motilidade gastrointestinal e a hipersensibilidade visceral têm sido frequentemente apresentados para explicá-la. Além disso, estudos propõem a participação da interação entre sistema imune da mucosa, barreira epitelial e fatores luminais, com alimentos e bactérias intestinais, na fisiopatogenia.

A SII causa uma hipersensibilidade visceral, responsável pelos sintomas e que pode ser agravada pela ingestão de certos alimentos. É um distúrbio multifatorial relacionado com alterações neurológicas diretamente relacionadas ao intestino. Além da ingestão alguns de alimentos, os sintomas podem ser precedidos de alterações psicossomáticas, principalmente o estresse.

ALTERAÇÕES NA MOTILIDADE INTESTINAL
É um dos principais fatores implicados. O estresse psíquico e fisiológico pode alterar a contratilidade do cólon. Também são relatadas alterações no complexo neuronal migratório em intestino. Os sintomas dolorosos parecem frequentemente estar associados com atividade motora irregular do intestino delgado.

HIPERSENSIBILIDADE VISCERAL
Uma interação complexa entre células da mucosa entérica, células do sistema imunológico e neurônios mantém uma barreira protetora no lúmen intestinal. Uma disfunção nesta interação parece resultar em desordens gastrointestinais, incluindo a hipersensibilidade visceral.

FATORES PSICOSSOCIAIS
A sensação de cansaço físico e mental, preocupações, nervosismo estimulam contrações (espasmos) no cólon de pessoas com a SII. O cólon possui uma vasta rede de nervos que se conectam com o cérebro. Esta via nervosa coordena o ritmo normal das contrações dos músculos do intestino grosso. Em situações de estresse, ansiedade, esta mesma via pode causar desconforto abdominal.

ALTERAÇÕES DE NEUROTRANSMISSORES
As terapêuticas mais recentes têm buscado atuar sobre receptores de serotonina em nível intestinal. A serotonina, um importante neurotransmissor do sistema nervoso central e entérico, modifica a motilidade do trato gastrointestinal. O reconhecimento da importância da serotonina na motilidade digestiva tem despertado interesse no uso de agentes que modificam a transmissão serotoninérgica nas síndromes com dores viscerais.

Para o correto diagnóstico, a consulta médica com um especialista é essencial. Converse com seu gastroenterologista e tire todas as suas dúvidas.
Exames podem ser agendados através do telefone: (47) 3222-0432 ou Whatsapp: (47) 99963-3223.

FONTE: Esadi; FERNANDESet. al.; SBMDN; CATAPANI; MARQUES.

Voltar