Artigos e curiosidades do sistema digestivo

Blog

O que causa a úlcera péptica?

08/05/2023

A úlcera péptica é uma ferida causada por corrosão. Aparece, geralmente, no revestimento do estômago ou duodeno - o início do intestino delgado. A doença também pode aparecer de forma menos comum no esôfago.

Quando acontece no estômago, a úlcera péptica é chamada de úlcera gástrica. Quando aparece no duodeno, chama-se úlcera duodenal.

É possível ter úlceras gástricas e duodenais ao mesmo tempo. Também é possível desenvolver úlceras pépticas mais de uma vez em sua vida.

A principal causa é a presença da bactéria Helicobacter pylori (H. pylori). Além da bactéria, anti-inflamatórios não-esteróides (AINEs), como a aspirina e ibuprofeno, também são causas comuns.

As úlceras pépticas não são causadas por estresse ou por alimentos picantes, mas ambos podem piorar os sintomas. O tabagismo e a ingestão de bebida alcoólica também podem piorar úlceras e impedir a sua cura.

Os principais sintomas da úlcera péptica são:
- Desconforto abdominal;
- Perda de peso;
- Falta de apetite;
- Estufamento;
- Arrotos;
- Náuseas;
- Vômitos.
Para diagnosticar o problema, o exame mais utilizado é a endoscopia digestiva alta.
Durante o procedimento endoscópico, o médico pode realizar uma biópsia para determinar se é a úlcera é cancerosa e identificar a presença da bactéria Helicobacter pylori.
O tratamento pode englobar combinação de antibióticos, medicamentos inibidores da produção de ácido, antiácidos e, em casos mais graves, cirurgia.
Para o correto diagnóstico, a consulta médica com um especialista é essencial. Converse com seu gastroenterologista e tire todas as suas dúvidas.
Exames podem ser agendados através do telefone: (47) 3222-0432 ou Whatsapp: (47) 99963-3223.

Voltar