Artigos e curiosidades do sistema digestivo

Blog

O que causa gordura no fígado?

23/08/2023

Esteatose hepática é o termo usado para descrever excesso de gordura no fígado. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, não há uma “capa” de gordura ao redor do fígado: o que ocorre é um acúmulo de gotículas de gordura dentro das células que compõem o órgão. É normal haver estas gotículas em até 5% das células hepáticas. Quando elas estão presentes em uma quantidade maior de células, pode-se dizer que a esteatose (também chamada de fígado gorduroso) está presente.

A esteatose é um problema frequente e que, na maioria das pessoas, não traz sintomas ou complicações. No entanto, em algumas ela pode se acompanhar de inflamação e dano ao fígado (fibrose). Esta forma da doença se chama esteato-hepatite e pode evoluir, geralmente de forma lenta, à cirrose e suas consequências.

O fígado gorduroso pode se desenvolver em pessoas que ingerem regularmente quantidades significativas de álcool, não importando se as bebidas são fermentadas ou destiladas. Na ausência de consumo importante de bebidas alcoólicas, os seguintes fatores estão muitas vezes presentes: obesidade, triglicerídeos elevados, glicemia (açúcar no sangue) acima do normal ou diabetes, hipertensão arterial, vírus da hepatite C e alguns medicamentos, toxinas e produtos químicos. É importante lembrar que a esteatose metabólica, acompanhada ou não por inflamação, aumenta o risco de doenças cardiovasculares.

Infelizmente ainda não há tratamento medicamentoso específico eficaz para o fígado gorduroso. No caso de esteatose relacionada ao álcool, a conduta é a abstinência. Já quando o fígado gorduroso está associado a alterações metabólicas, o tratamento envolve medidas comportamentais como alimentação saudável, atividade física regular e manutenção do peso dentro da faixa mais próxima possível à normalidade.

Dr. Daniel Fernando Soares e Silva (CRM 9770) é Presidente da Associação Catarinense para o Estudo do Fígado no biênio 2022-2023 e médico hepatologista do corpo clínico da Esadi.

Para o correto diagnóstico, a consulta médica com um especialista é essencial. Converse com seu médico e tire todas as suas dúvidas.

Voltar