Artigos e curiosidades do sistema digestivo

Blog

O que é a diverticulite?

21/07/2023

A diverticulite - doença diverticular do cólon - é ocasionada pela inflamação dos divertículos, pequenos sacos que se projetam para fora da parede do intestino grosso. Embora não totalmente confirmada, a teoria mais aceita é que os divertículos provêm de dieta pobre em fibra.

O sintoma mais comum é a dor abdominal. Se a infecção estiver presente, pode apresentar também febre, náusea, vômitos, calafrios, cólicas e constipação. A gravidade dos sintomas depende da extensão da infecção e suas complicações.

Nos casos agravados, o tratamento vai depender do tamanho e localização do abscesso e das condições clínicas do paciente. O tratamento conservador para abscesso pequeno e pericólico costuma acontecer por meio da antibioticoterapia sistêmica, podendo o tratamento cirúrgico ser indicado. As prioridades na cirurgia de urgência são: controlar a sepse, ressecar o tecido doente e restabelecer o trânsito intestinal.

Quando não diagnosticada precocemente e tratada, pode evoluir para complicações mais sérias, como:
- Sangramento – É uma complicação rara. Ao sangrar, nota-se nas fezes ou no vaso sanitário, mas normalmente o sangramento não avança e para sozinho.
- Abscesso, perfuração e peritonite – A peritonite é uma infecção que se espalha dentro da cavidade abdominal, caso o divertículo inflamado apresente perfuração.
- Fístula – O divertículo inflamado pode se encostar em órgãos como o intestino delgado, bexiga e pele, formando fístulas entre eles.
- Obstrução intestinal – Ao cicatrizar, um intestino previamente inflamado pode diminuir seu espaço interno, dificultando ou mesmo impedindo o trânsito intestinal.

A avaliação inicial do paciente com suspeita de diverticulite deve ser a mesma de todo paciente com dor abdominal aguda e inclui anamnese dirigida, exame físico geral, abdominal e toque digital do reto.

Para o correto diagnóstico, a consulta médica com um especialista é essencial. Converse com seu gastroenterologista e tire todas as suas dúvidas.

Dr. Pedro Eduardo Soares e Silva (CRM 13806) é um dos especialistas que fazem parte do corpo clínico da Esadi. Com mais de 15 anos de experiência, atua com foco no diagnóstico e tratamento de doenças do tubo digestivo, possui especialidade em Gastroenterologia pela Federação Brasileira de Gastroenterologia e Endoscopia Digestiva pela Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva. Além disso, desde 2016 integra o quadro de Serviço de Gastroenterologia e Endoscopia Digestiva do Hospital Santa Isabel.

Exames podem ser agendados através do telefone: (47) 3222-0432 ou Whatsapp: (47) 99963-3223.

FONTE: Esadi; ARAÚJO, OLIVEIRA et. al; SALLES; REGERT; DIAS.

Voltar