Artigos e curiosidades do sistema digestivo

Blog

O que é a secretina?

16/11/2023

Os eventos do trato gastrointestinal devem ser integrados para permitir que os nutrientes contidos nos alimentos possam ser digeridos e absorvidos.

As ações dos sistemas nervoso e endócrino a fim controlar a motilidade e a velocidade de trânsito da digestão, liberação de secreções gastrointestinais, assim como interações, são realizadas por meio dos mecanismos endócrino, parácrino, autócrino e neurócrino de regulação.

A secretina é um dos hormônios desse mecanismo de regulação, produzida no duodeno em decorrência da acidez do quimo. Ela atua para inibir a liberação do suco gástrico, quando necessário, assim como é responsável por estimular o pâncreas a secretar o suco pancreático. Ela ainda estimula o estômago a produzir pepsina e o fígado a produzir bile.

Esse hormônio será secretado pelo intestino delgado em decorrência da acidez do quimo no duodeno e sua função é estimular o pâncreas a secretar íons bicarbonato para permitir a neutralização do quimo e sua transformação em quilo.

A secretina atua em dois momentos na digestão e absorção de nutrientes: uma junto aos carboidratos e outra junto à peptina.

Quando polipeptídeos parcialmente digeridos entram no intestino delgado, estimulam a liberação de secretina e também da colecistocinina. Ambas vão estimular, respectivamente, o pâncreas a secretar bicarbonato e as enzimas inativas de tripsinogênio, quimiotripsinogênio e pro-carboxipeptidases (ácinos), substâncias que atuam na digestão protéica.

No duodeno estas enzimas são ativadas e depois de agirem são rapidamente inativadas evitando lesão da mucosa do intestino.

FONTE; RODRIGUES et. al.; HECHT; Esadi.

Voltar