Artigos e curiosidades do sistema digestivo

Blog

O que é diarreia do viajante?

10/10/2022

A diarreia do viajante é uma gastroenterite geralmente causada por bactérias endêmicas da água local. A causa mais comum é a bactéria E. coli, comum em suprimentos de água em áreas com defasagem em saneamento básico.

A infecção é comum em indivíduos que viajam para países em desenvolvimento. Náuseas, vômitos, sons intestinais hiperativos, cólicas abdominais e diarreia começam cerca de 12 a 72 horas após a ingestão de alimentos ou água contaminados.

De modo geral, não são necessárias medidas específicas para o diagnóstico, apenas bastantando uma análise clínica. Mas a gravidade do quadro pode ser variável. Se o paciente apresentar febre, dor abdominal intensa e diarreia sanguinolenta, pode sugerir doença mais séria e deve motivar uma avaliação mais detalhada. Pessoas em uso de fármacos que reduzem a acidez gástrica, como antiácidos e bloqueadores H2, possuem maior risco de apresentarem agravamentos.

A principal forma de tratamento é a reposição de líquidos e uso de medicamento que ajudem a melhorar a motilidade. O uso de antibióticos pode ser indicado após avaliação médica.

Para o correto diagnóstico, a consulta médica com um especialista é essencial. Converse com seu gastroenterologista e tire todas as suas dúvidas.

Exames podem ser agendados através do telefone: (47) 3222-0432 ou Whatsapp: (47) 99963-3223.

FONTE: MSD Manuals; ALEIXO; ANDRÉ.

Voltar