Artigos e curiosidades do sistema digestivo

Blog

O que é dispepsia funcional?

12/02/2024

A dispepsia funcional, também conhecida como dispepsia não ulcerosa ou síndrome dispéptica, é uma desordem heterogênea caracterizada por períodos de abrandamentos e exacerbações. O diagnóstico é estabelecido quando, após uma avaliação completa em um paciente com dispepsia, não se consegue identificar a causa dos sintomas.

Esse distúrbio funcional do trato gastrointestinal é comum, de evolução crônica e tem grande impacto na qualidade de vida dos pacientes. Ele se distingue de outras doenças gastrointestinais pela ausência de anormalidades estruturais e bioquímicas detectadas em exames de investigação.

Os principais sintomas incluem empachamento pós-prandial, saciedade precoce, dor epigástrica e queimação na região epigástrica.

A dispepsia ou sintomas dispépticos podem estar associados a vários distúrbios do trato gastrointestinal superior, como doença ulcerosa péptica, refluxo gastroesofágico, gastrites, neoplasias no trato gastrointestinal superior, doenças do trato biliar, além da própria dispepsia funcional.

Para o correto diagnóstico, a consulta médica com um especialista é essencial. Converse com seu gastroenterologista e tire todas as suas dúvidas.

Exames podem ser agendados através do telefone: (47) 3222-0432 ou Whatsapp: (47) 99963-3223.

FONTE: MATSUDA et. al.; TRONCON; Clínica Ludvig.

Voltar