Artigos e curiosidades do sistema digestivo

Blog

O que é doença celíaca e como afeta a vida do paciente?

29/04/2022

A doença celíaca é uma alteração inflamatória sistêmica com predominância intestinal, induzida pela ingestão de glúten em indivíduos geneticamente predispostos. Caracterizada por inflamação na parede do intestino delgado, provoca dessa maneira má absorção de nutrientes e vitaminas. O glúten é um composto de proteínas encontrado em cereis como a cevada, o centeio, o trigo e o malte.

A doença costuma ocorrer em 0,3% a 1% de populações de ancestralidade  principalmente europeia. No Brasil, não existem dados estatísticos oficiais, mas estima-se que existam mais de 300 mil portadores da doença, sendo que a maioria desconhece esse diagnóstico.

A doença celíaca acontece quando o glúten entra em contato com o intestino delgado (órgão responsável pela absorção). Esse contato faz o corpo do celíaco produzir anticorpos que desencadeiam uma reação inflamatória. É essa inflamação que induz uma das principais características dessa doença: a atrofia e o achatamento das vilosidades intestinais, com diminuição da área disponível para a absorção.

O início de sua manifestação pode acontecer em qualquer fase da vida, e em diferentes formas:

- A forma clássica traz sintomas como diarreia ou constipação crônica, anorexia, vômitos, emagrecimento, comprometimento variável do estado nutricional, irritabilidade, inapetência, déficit de crescimento, dor, distensão abdominal, atrofia da musculatura glútea e anemia ferropriva. Costuma aparecer já nos primeiros anos de vida.

- A forma não clássica é caracterizada pela ausência de sintomas digestivos ou, quando esses estão presentes, ocupam um segundo plano. As manifestações são isoladas e incluem baixa estatura, anemia por deficiência de ferro refratária à suplementação oral, artrite, constipação intestinal, osteoporose e esterilidade.

- A doença celíaca latente é identificada em pacientes através da biópsia jejunal normal com consumo de glúten. Essa forma se diferencia das outras porque o paciente apresenta os genes relacionados com a doença, porém não possui a enfermidade desenvolvida. Nesses casos, a inflamação é moderada, porém, pode evoluir para quadros mais graves caso não seja identificada a tempo.

- A manifestação assintomática da doença não apresenta sintomas ou exibe apenas sinais quase imperceptíveis. É muito difícil de ser identificada e, geralmente, o diagnóstico acontece apenas quando um familiar de primeiro grau do paciente possui a doença.

O diagnóstico da doença celíaca costuma ser feito através de exame de sangue específico associado ao estudo histológico da mucosa duodenal através de biópsia realizada via endoscopia digestiva alta.
Para o correto diagnóstico, a consulta médica com um especialista é essencial. Converse com seu gastroenterologista e tire todas as suas dúvidas.

Exames endoscópicos / biópsias podem ser agendados através do telefone:  (47) 3222-0432 ou Whatsapp: (47) 99963-3223.

Voltar