Artigos e curiosidades do sistema digestivo

Blog

O que é e para o que serve o cólon?

20/12/2022

O cólon é parte integrante do intestino grosso e corresponde à parte central do órgão, dividida em cólon ascendente, transverso, descendente e sigmoide.
A sua parte ascendente está localizada logo após o intestino delgado, do lado direito inferior do abdômen e sobe até a altura do fígado. Já a parte do cólon chamada de transverso segue do fígado em direção ao baço e atravessa o abdômen, do lado direito para o esquerdo. A parte descendente é a região do cólon que desce pelo lado esquerdo e leva o bolo alimentar para baixo, enquanto que a parte sigmoide vem após a descendente e é onde o cólon se liga ao reto.
As funções principais do cólon são:
– Absorver água, eletrólitos e nutrientes que não foram digeridos pelo intestino delgado.
– Absorver vitaminas derivantes da alimentação.
– Formar as fezes sólidas, a serem eliminadas pelo reto.
– Armazenar fezes de modo a realizar contrações para que se movam em direção ao reto, para serem eliminadas.
O cólon também tem como função digerir carboidratos complexos, que são difíceis de serem processados pelo intestino delgado, sendo essa digestão feita através da fermentação desses alimentos por bactérias que vivem normalmente no cólon.
Essa é uma região sensível do intestino, sendo que a parte sigmoide é uma das mais afetadas por doenças, especialmente pelo câncer de cólon. Outros problemas intestinas também podem afetar as funções do cólon. Algumas delas: síndrome do intestino irritável, diverticulite, Doença de Crohn e pólipos intestinais.
Para verificar quaisquer suspeitas de problemas intestinais e para se obter um diagnóstico preciso, é necessário se consultar com um gastoenterologista e efetuar exames para investigação.
FONTE: Esadi; Oncoguia; ALMEIDA et. al.

Voltar