Artigos e curiosidades do sistema digestivo

Blog

O que é esofagite eosinofílica?

25/11/2022

As células brancas são células de defesa contra microorganismos patogênicos. Quando passam a ser produzidas em excesso, costumam sinalizar problemas. Exemplo disso é a esofagite eosinofílica, doença caracterizada pela presença de grande número de células brancas eosinófilos no esôfago.

Dentre suas causas comuns estão o refluxo do conteúdo ácido do estômago para o esôfago. Essa inflamação pode levar ao endurecimento ou estreitamento do esôfago, o que pode conduzir a dificuldade de deglutição (disfagia) ou impactação do alimento no esôfago.

Os sintomas variam de acordo com a faixa etária:
- Lactantes podem apresentar recusa alimentar, irritabilidade, vômitos e déficit ponderostatural.
- Crianças podem ter dor abdominal, vômitos, sintomas de refluxo gastroesofágico, aversão à alimentação e também déficit de ganho de peso e crescimento.
- Adolescentes apresentam disfagia, impacto alimentar no esôfago, náuseas, sintomas de refluxo e dieta bem limitada.
- No caso de adultos, podem apresentar disfagia com alimentos sólidos e impacto alimentar no esôfago.
A doença é diagnosticada por meio do histórico clínico e de exames complementares, como a endoscopia digestiva alta com biópsia, que pode mostrar a presença de eosinófilos apenas na mucosa esofágica, respeitando as mucosas do restante do trato digestivo.
Para o correto diagnóstico, a consulta médica com um especialista é essencial. Converse com seu gastroenterologista e tire todas as suas dúvidas.

Exames endoscópicos podem ser agendados através do telefone: (47) 3222-0432 ou Whatsapp: (47) 99963-3223.

FONTE: Esadi; MSD Manuals; ASBAI; SBP.

Voltar