Artigos e curiosidades do sistema digestivo

Blog

O que é Esteatose Hepática?

05/10/2022

Esteatose Hepática é o termo usado para descrever excesso de gordura no fígado. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, não há uma “capa” de gordura ao redor do fígado: o que ocorre é um acúmulo de gotículas de gordura dentro das células que compõem o órgão.

Quando essas gotículas de gordura existem em até 5% dos hepatócitos, o quadro é considerado normal, e não costuma trazer sintomas ou complicações. Quando elas estão presentes em uma quantidade maior de células, pode-se dizer que a esteatose (também chamada de fígado gorduroso) está presente. Trata-se de um problema frequente e que, na maioria das pessoas, não traz sintomas ou complicações.

No entanto, há casos em que a esteatose vem acompanhada de inflamação e dano hepático. Esta forma da doença se chama esteatose hepática e pode evoluir, geralmente de forma lenta, à cirrose.

Fatores que aumentam o risco do desenvolvimento da esteatose hepática:

– Obesidade;
– Consumo excessivo de álcool;
– Triglicerídeos elevados;
– Glicemia acima do normal ou Diabetes;
– Presença do vírus da Hepatite C.

O diagnóstico da esteatose hepática é feito por meio de exames de sangue, laboratoriais ou de imagem. Os exames de sangue objetivam identificar enzimas hepáticas, como AST e Fosfatase, para verificar a integridade da função hepática. O diagnóstico também pode ser feito por meio de exames de imagem como Ultrassonografia e via Fibroscan®, também conhecido como Elastografia Hepática Transitória. Via Fibroscan®, sem cortar nem perfurar o paciente, o aparelho analisa uma área mais abrangente do fígado, em relação à biópsia. Este exame avalia o grau de rigidez do fígado de forma não invasiva.

Ainda não há um tratamento medicamentoso padrão para a esteatose hepática, sendo mais eficiente o controle dos fatores de risco, evitando o consumo alcoólico excessivo, mantendo o controle dos níveis de colesterol, triglicérides e glicemia, assim como a regularidade de atividades físicas e alimentação saudável.

Para o correto diagnóstico, a consulta médica com um especialista é essencial. Converse com seu gastroenterologista e tire todas as suas dúvidas.

Exames com FibroScan® podem ser agendados através do telefone: (47) 3222-0432 ou Whatsapp: (47) 99963-3223.

FONTE: Esadi; Hospital Albert Einstein; Ministério da Saúde.

Voltar