Artigos e curiosidades do sistema digestivo

Blog

O que é gastrinoma?

03/01/2024

Um gastrinoma é um tipo de tumor secretor de gastrina e está presente, em geral, nas células não beta do pâncreas. O principal resultado da ação deste tumor é a Síndrome de Zollinger-Ellison, que se deve à hipersecreção acentuada de ácido gástrico, causada pela atividade tumoral.

Os sintomas da Síndrome de Zollinger-Ellison podem incluir a presença de úlceras pépticas múltiplas, persistentes, com localizações atípicas, com complicações como sangramento ou perfuração. Problemas como esofagite, diarreia, má absorção intestinal e perda de peso também costumam estar presentes.

Para o diagnóstico, a dosagem da gastrina sérica durante jejum é o melhor método de rastreamento. A verificação de aumento da secreção ácida gástrica basal e a positividade de testes provocativos (principalmente com o teste de estimulação com secretina) auxiliam a confirmação do diagnóstico. A malignidade das tumorações é confirmada em aproximadamente 50% dos casos.
A preocupação em relação ao tratamento recai no controle da natureza maligna dos gastrinomas. A ressecção do tumor é atualmente a única arma para a potencial cura, devendo ser realizada em todos os pacientes com doença localizada e naqueles com metástases consideradas ressecáveis.

Aqui na Esadi, a Dr ª Luiza Dadan Perini é a especialista no diagnóstico e tratamento de doenças ligadas ao pâncreas, sendo membra da American Pancreatic Association (APA).

Para o correto diagnóstico, a consulta médica com um especialista é essencial. Converse com seu gastroenterologista e tire todas as suas dúvidas.
Exames podem ser agendados através do telefone: (47) 3222-0432 ou Whatsapp: (47) 99963-3223.

FONTE; VALEZI, VARTANIAN; MURARO et. al.; JENSEN, ITO.

Voltar