Artigos e curiosidades do sistema digestivo

Blog

O que é Hemangioma?

03/02/2023

Hemangioma é um conjunto de pequenos vasos sanguíneos que se aglomeram em determinado ponto. Nessa condição, os vasos costumam ficar bem entrelaçados, e as pequenas veias encontram-se englobadas por uma espécie de cápsula fibrosa, classificada como tumor vascular benigno.

Quando o hemangioma surge no fígado, ele é denominado hemangioma hepático. Em geral, é detectado em exames de rotina, por acaso. Trata-se de uma massa benigna que ainda não tem causas bem definidas. Sabe-se apenas que seu surgimento ocorre enquanto o embrião ainda está se desenvolvendo no útero da mãe, ou seja, já nasce com a pessoa.

Quando o hemangioma atinge mais de 5 cm de diâmetro, ele pode causar desconforto ao indivíduo devido ao seu volume, com sintomas de compressão de outros órgãos, como o estômago, ou, mais raramente, com a distensão da cápsula do fígado. Também podem surgir sintomas como:

– Dor abdominal;
– Febre;
– Náuseas;
– Sensação de barriga estufada após as refeições;
– Saciedade;
– Vômito.

Dentre as complicações mais frequentes causadas pelo hemangioma hepático, podemos citar: rotura espontânea ou traumática, trombose no tumor, anemia hemolítica microangiopática (fragmentação das células vermelhas), trombocitopenia (ou plaquetopenia, doença que afeta a produção de plaquetas) e hipofibrinogenemia por coagulopatia de consumo (doença hemorrágica), necrose, abscesso e icterícia obstrutiva.

Os tratamentos para o hemangioma hepático serão indicados mediante a avaliação médica e a identificação de alterações que estejam interferindo na qualidade de vida. As indicações variam conforme a necessidade de cada paciente. Os principais procedimentos são a embolização da lesão, ligadura da artéria hepática para o tumor, uso de corticóides e ressecção cirúrgica.

Para o correto diagnóstico, a consulta médica com um especialista é essencial. Converse com seu gastroenterologista e tire todas as suas dúvidas.
Exames podem ser agendados através do telefone: (47) 3222-0432 ou Whatsapp: (47) 99963-3223.

FONTE: CBCD; COSTA, RODRIGUES et. al.; MACHADO, ROSA et. al.; COELHO et. al.

Voltar