Artigos e curiosidades do sistema digestivo

Blog

O que é Náusea Crônica

11/03/2024

A náusea crônica é uma condição debilitante que persiste por mais de um mês, afetando significativamente a qualidade de vida. Pode ser intermitente ou constante, variando em intensidade e podendo piorar ao longo do tempo. Distúrbios gastrointestinais como DRGE, úlceras pépticas, gastrite e gastroparesia estão entre as principais causas.

A DRGE, onde o ácido estomacal retorna ao esôfago, pode desencadear náuseas, especialmente após as refeições. Úlceras pépticas e gastrite, resultando em inflamação no estômago, também podem causar náuseas persistentes, especialmente quando o estômago está vazio ou após a ingestão de certos alimentos. A gastroparesia, caracterizada pelo esvaziamento gástrico retardado devido a danos no nervo vago, é outra causa comum de náuseas crônicas.

Fatores como distúrbios autonômicos, desregulação do sistema nervoso central, disritmia gástrica, irritantes gástricos, dieta, microbioma intestinal e fatores psicossociais também desempenham um papel na etiologia da náusea crônica.

O tratamento da náusea crônica pode envolver uma abordagem multifacetada, incluindo modificações na dieta, medicamentos para controlar a acidez gástrica, terapia comportamental para lidar com o estresse e a ansiedade, e em casos graves, procedimentos cirúrgicos para corrigir anormalidades estruturais ou disfunções do sistema digestivo.

Portanto, é crucial uma avaliação completa pelo médico gastroenterologista para determinar a causa subjacente da náusea crônica e elaborar um plano de tratamento personalizado para melhorar a qualidade de vida do paciente.

 

Voltar