Artigos e curiosidades do sistema digestivo

Blog

O que é nutrição enteral?

30/09/2022

A nutrição enteral é uma forma de alimentação para pacientes que não devem ou conseguem se alimentar por via oral, como em casos de cirurgia da região de esôfago, estômago, ou mesmo após uma ressecção intestinal.

Nesses casos, a ingestão dos alimentos pode ser feita por meio de uma sonda naso/orogástrica (nariz ou boca) macia e flexível, posicionada ou implantada no estômago e no intestino delgado. Os alimentos passam por essa sonda em forma líquida ou em pó e têm concentração nutricional maior, contendo tudo que o organismo necessita diariamente, seja carboidratos, proteínas, gordura, vitaminas, minerais ou água.

Essa dieta pode ser caseira, com alimentos in natura, como legumes, hortaliças, carnes e frutas, liquidificados e peneirados. Ou industrializada, normalmente encontrada em pó. A dieta também pode ser feita mista, intercalando com ambos os tipos de alimentação. As instruções relacionadas ao tipo de dieta possível será sempre prescrita pelo médico responsável, e precisam ser seguidas à risca pelo paciente.

Conheça mais sobre nosso trabalho através do site da bio.

FONTE: Esadi; AC Camargo; Saúde Abril; Ministério da Saúde.

Voltar