Artigos e curiosidades do sistema digestivo

Blog

O que pode causar hemorragia digestiva?

01/05/2023

Um sangramento no trato digestivo deve ser tratado com seriedade. Sua ocorrência não é uma doença em si, mas é sinal de uma doença. Os sintomas dependerão do local e da gravidade, e pode acontecer no trato digestivo superior ou inferior.
Sintomas comuns: sangue no vômito (hematêmese), vômito parecido com borra de café, fezes pretas ou como piche, sangue escuro misturado com as fezes, e fezes revestidas ou misturadas com sangue vermelho brilhante.

As causas mais comuns de hemorragia no trato digestivo superior são:

– Úlceras pépticas: Normalmente causadas por infecção pelo H. pylori ou uso prolongado de anti-inflamatórios não-esteróides.

– Varizes esofágicas: Localizadas na extremidade inferior do esôfago.

– Síndrome de Mallory-Weiss: Laceração no revestimento do esôfago em consequência de vômitos.

– Gastrite: Pode ser causada por anti-inflamatórios não-esteróides e outras drogas, além de infecções e doenças como a doença de Crohn.

- Esofagite: A doença do refluxo gastroesofágico (DRGE) é a causa mais comum da inflamação e de úlceras no revestimento do esôfago.

- Tumores benignos ou malignos: Tumores benignos ou malignos no esôfago, estômago ou duodeno podem causar sangramento.

Já as causas de hemorragia no trato digestivo inferior são:

– Doença diverticular: Causada por divertículos, que são pequenas bolsas que podem aparecer na parede do cólon.

– Colite: Inflamação do cólon, geralmente causada por infecções, doença de Crohn, falta de fluxo sanguíneo no cólon e radiação.

– Hemorróidas ou fissuras: Hemorróidas são veias alargadas no ânus ou reto que podem romper e sangrar. Fissuras são cortes ou rasgões na região anal.

– Angiodisplasia: Uma anormalidade nos vasos sanguíneos do intestino.

- Pólipos benignos ou malignos: Tumores benignos ou malignos no intestino delgado ou cólon podem causar sangramento. O câncer colorretal é um tipo muito comum de câncer e muitas vezes provoca hemorragia oculta.

Para o correto diagnóstico, gastroenterologista primeiramente verificará o histórico do paciente e realiza exame físico. A partir disso, será efetuada uma investigação através de exames. Entre os principais utilizados para o diagnóstico está a endoscopia, método mais comum para encontrar a fonte do sangramento. A enteroscopia também é procedimento utilizado, a depender do sucesso na identificação da hemorragia e causa a partir da endoscopia. Caso não seja localizada a causa do sangramento também na enteroscopia, o exame via cápsula endoscópico pode ser necessário.

Dr. Pedro Eduardo Soares e Silva (CRM 13806) é um dos especialistas que fazem parte do corpo clínico da Esadi. Com mais de 15 anos de experiência, atua com foco no diagnóstico e tratamento de doenças do trato digestivo.

Saiba mais sobre nosso trabalho através do site da bio.

FONTE: Esadi; Sped; SANTOS Jr.

Voltar