Artigos e curiosidades do sistema digestivo

Blog

O que são divertículos colônicos?

26/01/2024

Os divertículos colônicos referem-se a herniações não complicadas da mucosa e submucosa do cólon, semelhantes a sacos, através da camada muscular do órgão. Essas lesões, adquiridas e chamadas de falsos divertículos ou pseudodivertículos (por não conterem todas as camadas intestinais), contrastam com os divertículos verdadeiros que abrangem todas as camadas da parede colônica.

Embora possam ocorrer em qualquer parte do intestino grosso, os divertículos são mais comuns na porção sigmoide do cólon, raramente ocorrendo abaixo da reflexão peritoneal ou envolvendo o reto.

Com diâmetro variável, normalmente medem entre 3 e 10 mm, sendo raros os de tamanho maior. A diverticulose, caracterizada pela presença assintomática de divertículos no cólon, pode manifestar-se como doença diverticular colônica.

Os divertículos, por si só, não causam problemas ou sintomas clínicos, mas quando evoluem para diverticulites, podem provocar os seguintes sintomas:

- Dor abdominal.
- Constipação ou diarreia.
- Presença de sangue nas fezes.
- Náuseas.
- Vômitos.
- Febre.

A avaliação inicial de um paciente com suspeita de diverticulite segue o protocolo padrão para dor abdominal aguda, incluindo história clínica detalhada, exame físico geral e abdominal, além de exame retal digital.

Para o correto diagnóstico, a consulta médica com um especialista é essencial. Converse com seu gastroenterologista e tire todas as suas dúvidas.

Exames podem ser agendados através do telefone: (47) 3222-0432 ou Whatsapp: (47) 99963-3223.

FONTE: SALLES; Hospital Sírio Libanês; Esadi.

Voltar