Artigos e curiosidades do sistema digestivo

Blog

O que são os órgãos acessórios?

14/08/2023

As estruturas anexas do sistema digestório são órgãos que produzem ou armazenam secreções que passam para o trato gastrintestinal e auxiliam na decomposição química do alimento. Eles são as glândulas salivares, o fígado e o pâncreas.
Apesar de não fazerem parte do trato digestivo propriamente dito, essas estruturas têm um papel fundamental nas atividades digestivas: São elas as responsáveis pela produção de sucos e enzimas que auxiliam na quebra das substâncias alimentares e na formação do bolo alimentar em quimo, quilo e fezes.

Conheça mais detalhes sobre cada uma:

GLÂNDULAS SALIVARES
Três pares de glândulas salivares maiores (parótida, submandibular e sublingual) e numerosas glândulas menores secretam saliva na cavidade oral, onde é misturada com o alimento durante a mastigação. A saliva contém água, muco e enzima amilase. As principais funções dessas glândulas são:
– Limpar os dentes;
– Umedecer e lubrificar os alimentos durante a mastigação e deglutição;
– Dissolver os alimentos, para que eles possam ser melhor saboreados;
– Iniciar a digestão química dos amidos através da ação da amilase, que decompõe os polissacarídeos em dissacarídeos.

FÍGADO
O fígado é o segundo maior órgão do corpo e a maior glândula, e está situado abaixo do diafragma. Ele tem uma grande variedade de funções e muitas delas são vitais para a vida, como síntese de bile, armazenamento de glicogênio e produção do fator de coagulação.
É o local onde os nutrientes absorvidos no trato digestivo são processados e armazenados para a utilização por outros órgãos.
As funções do fígado incluem:
– Secreção;
– Síntese de sais biliares;
– Síntese de proteínas plasmáticas;
– Armazenamento de nutrientes;
– Desintoxicação;
– Metabolismo de carboidratos;
– Metabolismo lipídico;
– Metabolismo de proteínas.

O fígado capta, transforma e acumula metabólitos para a neutralização e eliminação de substâncias tóxicas. Essa eliminação ocorre na Bile, secreção exócrina do fígado, importante para a digestão de lipídeos. O fígado também exerce função importante na produção de proteínas plasmáticas, como a albumina e outras proteínas carreadoras.

PÂNCREAS
O pâncreas é uma glândula mista, que produz enzimas digestivas e hormônios. Ele tem funções endócrinas e exócrinas:
- A porção endócrina consiste nas ilhotas dispersas de Langerhans, que secretam os hormônios insulina e glucagon no sangue;
- A porção exócrina éor parte da glândula, e consiste em células acinares pancreáticas que secretam enzimas digestivas em pequenos dutos entrelaçados entre as células. As enzimas pancreáticas incluem amilase, tripsina, peptidase e lipase. As secreções pancreáticas são controladas pelos hormônios secretina e colecistoquinina .

Para o correto diagnóstico e encaminhamento de exames, a consulta médica com um especialista é essencial. Converse com seu gastroenterologista e tire todas as suas dúvidas.

Exames podem ser agendados através do telefone: (47) 3222-0432 ou Whatsapp: (47) 99963-3223.

Voltar