Artigos e curiosidades do sistema digestivo

Blog

O que são pólipos gastrointestinais?

17/10/2022

Pólipos gastrointestinais são agrupamentos celulares que formam elevações na mucosa de alguns órgãos do sistema digestivo. A maioria é encontrada no esôfago, estômago, intestino delgado e cólon, e a faixa etária mais afetada pelo seu aparecimento é acima de 50 anos.

Pólipos podem ser formados a partir de diferentes tipos de células, e é a natureza desse tipo celular que vai determinar se um pólipo pertence a uma família benigna (inofensiva) ou maligna (potencial sinal de câncer).

Por serem lesões detectáveis durante exames como endoscopia digestiva alta e colonoscopia, na grande maioria dos casos aproveita-se o momento do exame para já realizar sua retirada (polipectomia endoscópica) para biópsia. Entretanto, essa retirada vai apenas acontecer após cuidadosa avaliação quanto ao local da lesão, tamanho, sinais de infiltração profunda na mucosa e aspecto. Pólipos maiores e mais profundamente infiltrados, por exemplo, podem exigir procedimento cirúrgico específico para sua retirada.

Para o correto diagnóstico, a consulta médica com um especialista é essencial. Converse com seu gastroenterologista e tire todas as suas dúvidas.

Somos especializados na realização de exames e procedimentos do aparelho digestivo. Conheça mais sobre nosso trabalho no site da bio.

FONTE: LUDVIG; NICT; SBCP

Voltar