Artigos e curiosidades do sistema digestivo

Blog

Obesidade e microbiota intestinal - qual a relação?

31/08/2023

A obesidade é uma doença crônica que resulta no acúmulo excessivo de gordura corporal, com consequências patológicas em médio e longo prazos. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), houve um aumento significativo da porcentagem de brasileiros acometidos pela obesidade. Ainda segundo o órgão, em 2020 houve um aumento de 14,6% dos casos entre maiores de vinte anos, passando de 12,2% para 26,8%, sendo considerada uma epidemia na sociedade ocidental.

Trata-se de uma doença multifatorial que sofre influência de determinantes ambientais e genéticos, podendo estar associada a outras comorbidades, como diabetes mellitus tipo 2, doenças cardiovasculares e hepáticas, câncer e síndrome metabólica.

Recentemente descobriu-se que a microbiota intestinal está diretamente relacionada ao ganho de peso e à regulação do sistema imunológico e nervoso, influenciando o centro da fome e da saciedade localizado no hipotálamo.

Apesar do mecanismo exato pelo qual a microbiota intestinal contribui para a obesidade ainda não ser totalmente esclarecido, sabe-se as principais rotas sob influência da microbiota intestinal que poderiam contribuir para o desenvolvimento da obesidade são a oferta de calorias extras, aumento da atividade da lipoproteína lipase (LPL), lipogênese, aumento da permeabilidade intestinal, endotoxemia e sistema endocanabinóide.

Para o correto diagnóstico e encaminhamento de exames, a consulta médica com um especialista é essencial. Converse com seu gastroenterologista e tire todas as suas dúvidas.

Exames podem ser agendados através do telefone: (47) 3222-0432 ou Whatsapp: (47) 99963-3223.

FONTE: KERCHER, GARCIA; OLIVEIRA, HAMMES; ANDRADE et. al.; SILVA et. al. SCHIMIDT et. al.

Voltar