Artigos e curiosidades do sistema digestivo

Blog

Pancreatite Aguda - Sintomas e diagnóstico

29/01/2024

Pancreatite aguda é uma inflamação súbita do pâncreas, desencadeada pela ativação anômala de enzimas pancreáticas e liberação de uma série de mediadores inflamatórios, cuja etiologia corresponde, em cerca de 80% dos casos, à doença biliar litiásica ou à ingestão excessiva de álcool. Pode ser uma doença fatal com complicações graves, e a cada ano, milhares de pessoas são admitidas em hospitais com a doença.

A pancreatite biliar é mais comum no sexo feminino, em indivíduos na faixa etária de 50 a 70 anos e também em obesos. A pancreatite biliar acontece quando o pâncreas tem a saída do suco pancreático obstruída por um cálculo, o que gera um processo inflamatório.

A pancreatite aguda geralmente começa com uma dor gradual ou súbita no abdômen superior que às vezes se irradia para o dorso. Ela pode ser suave no início e piorar depois de comer. Mas a dor frequentemente é acentuada e pode se tornar constante e durar vários dias. Uma pessoa com pancreatite aguda geralmente parece e se sente muito doente, precisando de atenção médica imediata.

O diagnóstico pode ser estabelecido pela presença de dois dos três critérios seguintes:

a) Dor abdominal consistente com o quadro de pancreatite aguda;
b) Valores séricos de amilase e/ou lipase aumentados mais que três vezes o valor de referência;
c) Achados característicos em exames de imagem, especialmente por meio de Ultrassom abdominal, Tomografia computadorizada, Ultrassom endoscópico e Colangiopancreatografia por ressonância magnética.

O tratamento envolve internação e administração de soros intravenosos e medicamentos para aliviar a dor. É um período que a pessoa não pode comer ou beber, para que o pâncreas possa descansar.

Se não ocorrer complicações, a pancreatite aguda geralmente resolve em poucos dias, após a internação e medicamentos. Em casos graves, a pessoa pode necessitar de alimentação por sonda nasoenteral, com uma dieta líquida, especial, por várias semanas, enquanto o pâncreas se recupera.

Após a alta hospitalar o paciente precisa seguir algumas orientações importantes, e preferencialmente, adotá-las no seu estilo de vida:

- Não fumar;
- Não ingerir bebidas alcoólicas;
- Não ingerir refeições gordurosas.

A Dr ª Luiza Dadan Perini (CRM 19838 - Gastroenterologista RQE 18669 - Especialista em Clínica Médica RQE 14784) é gastroenterologista com foco de atuação no pâncreas. Com experiência de mais de 10 anos na área, possui também especialização em nutrologia.

Para o correto diagnóstico, a consulta médica com um especialista é essencial. Converse com seu gastroenterologista e tire todas as suas dúvidas.

Exames podem ser agendados através do telefone: (47) 3222-0432 ou Whatsapp: (47) 99963-3223.

FONTE: Ministério da Saúde; Hospital Albert Einstein; FERREIRA et. al.; Esadi.

Voltar