Artigos e curiosidades do sistema digestivo

Blog

Para rastreios e diagnósticos: Colonoscopia

29/04/2022

A colonoscopia é um exame que usa técnica semelhante à da endoscopia, mas que analisa principalmente o intestino grosso. O objetivo do exame é diagnosticar infecções, úlceras, tumores,  pólipos com crescimento anormal e lesões características da doença de Crohn, retite ou síndrome do intestino irritável.


O exame também possibilita a retirada de tecido para biópsia e a realização de procedimentos simples, como a polipectomia, procedimento de remoção de pólipos intestinais que colabora para a prevenção de câncer colorretal, uma vez que retira pólipos que eventualmente possam evoluir para a doença.


A colonoscopia é realizada através de um aparelho denominado colonoscópio. Trata-se de um tubo longo, fino e flexível que é introduzido através do reto e que tem, em sua ponta, uma câmera de elevada definição que faz o registro de imagens. O médico que realiza o exame observa as imagens captadas pelo aparelho em um monitor de vídeo.


As orientações pré-exame consistem em limitar a dieta a líquidos e o uso de laxantes orais, um volume significativo de soluções que limpam o intestino a partir da véspera do exame. Todos são medicamentos a serem prescritos pelo médico. Também é orientado o consumo de água, para repor os líquidos que o intestino perderá nesse processo.


Somos especializados na realização de exames e procedimentos do aparelho digestivo, incluindo colonoscopia com alta definição de imagem. Exames podem ser agendados através do telefone: (47) 3222-0432 ou Whatsapp: (47) 99963-3223.


FONTE: Esadi; Drauzio Varella, NAHAS; SBCP.

Voltar