Artigos e curiosidades do sistema digestivo

Blog

Polipectomia - Importância no tratamento e diagnóstico

19/07/2023

Os pólipos intestinais são alterações que podem aparecer no intestino devido à proliferação excessiva de células na mucosa no intestino, o que na maioria das vezes não leva ao aparecimento de sinais ou sintomas, mas que devem ser removido para evitar complicações, inclusive a progressão para neoplasia (câncer).

O exame que permite o diagnóstico e acompanhamento de pólipos presentes no cólon e parte final do intestino delgado é a colonoscopia. Ela permite a identificação precoce de lesões em pessoas de grupo de risco, investiga sinais e sintomas, visualiza a mucosa do cólon e reto e faz a análise macroscópica das lesões encontradas. Ela é especialmente essencial como exame preventivo para casos de poliposes hereditárias e após os 45 anos de idade, quando aumentam os riscos relacionados ao câncer colorretal.

Durante a realização desse exame, o médico pode localizar pólipos e situações anormais na região do cólon e reto do paciente e inclusive retirá-los imediatamente, realizando o método para remoção de pólipos denominado polipectomia.

Em casos em que possa existir a necessidade de exame posterior onde foi retirado o pólipo, o especialista pode injetar uma tintura no local, que deixa a parede do órgão marcada permanentemente. Esse procedimento é indolor e não causa nenhum tipo de lesão no órgão.

Para o correto diagnóstico, a consulta médica com um especialista é essencial. Converse com seu gastroenterologista e tire todas as suas dúvidas.

Exames endoscópicos podem ser agendados através do telefone: (47) 3222-0432 ou Whatsapp: (47) 99963-3223.

Voltar