Artigos e curiosidades do sistema digestivo

Blog

Por que a barriga ronca?

18/07/2022

Todos já sentiram e ouviram os tradicionais roncos do estômago. Também conhecidos como borborigmo, os roncos podem acontecer por diferentes fatores:

- Ar engolido;

- Liberação de gases pelo processo de digestão dos alimentos dentro do trato gastrointestinal;

- Fome: Quando se passa muito tempo sem comer, os sons ficam ainda mais perceptíveis, pois no interior dos órgãos do sistema digestivo há menos alimentos e mais bolhas de ar;

- Hormônios NPY e AgRP liberados do hipotálamo e a grelina do estômago, entram em ação e colaboram para a produção dos sons. Quando o cérebro, com a ajuda do nervo vago, comunica-se com o intestino a fim de prepará-lo para a refeição, algumas substâncias que estimulam a secreção de ácido do estômago e o movimento intestinal é intensificado;
- Pouco açúcar no sangue, que também manda a mensagem de fome para o cérebro;

- Outras razões: barriga já cheia ou quando estamos nos alimentando. Quando estamos acordados, os intestinos se movem ritmicamente à medida em que as paredes se contraem e relaxam para misturar alimentos com secreções no trato gastrointestinal.

Para diminuir esses barulhos, é preciso ingerir alimento a cada três horas, impedindo que o estômago fique vazio. Doenças como intolerância à lactose e doença celíaca também podem ocasionar roncos, e por isso uma nova dieta pode ser indicada para eliminar alimentos que estimulam a produção dos gases no sistema gastrointestinal. Evitar opções gordurosas e artificiais, que exijam mais peristaltismo para concluir a digestão, além de mastigar muito bem a comida, fazendo com que ela se junte aos líquidos ingeridos para facilitar o processo.

Caso os barulhos sejam acompanhados por outros sintomas como dor, náuseas, aumento ou endurecimento do abdômen, pode ser indicativo de infecções, inflamações ou obstrução intestinal. Nesses casos, é importante ir ao médico para que sejam feitos exames a fim de identificar a causa e iniciar o tratamento adequado.

Exames podem ser agendados através do telefone: (47) 3222-0432 ou Whatsapp: (47) 99963-3223.

FONTES: Gizmodo; Instituto Pensi; IFFGD; Uol.

Voltar