Artigos e curiosidades do sistema digestivo

Blog

Por que as fibras alimentares fazem bem à digestão?

01/08/2022

As fibras alimentares são comumente encontradas em alimentos como verduras, grãos e legumes. E possuem um diferencial importante: são resistentes à digestão e absorção no intestino delgado, podendo sofrer fermentação completa ou parcial no intestino grosso.

De acordo com a solubilidade em água de seus componentes, as fibras alimentares podem ser divididas em dois grupos:

- As solúveis, que se dissolvem na água e são responsáveis pelo aumento de tempo de trânsito intestinal. Elas estão relacionadas com a diminuição da velocidade do esvaziamento gástrico, o retardo na absorção de glicose, a diminuição da glicemia pós-prandial e a redução do colesterol sanguíneo. Além disso, são fermentadas por bactérias presentes no intestino grosso e produzem ácidos graxos de cadeia curta que ajudam na redução do colesterol. Esse tipo de fibra é encontrado em frutas, farelo de aveia, cevada e leguminosas (feijão, lentilha, ervilha e grão de bico).

- As insolúveis não se dissolvem na água, por isso, são importantes para auxiliar no funcionamento do intestino, melhorando o trânsito intestinal e combatendo a prisão de ventre. Isso porque aumentam o volume do bolo fecal e estimulam os movimentos peristálticos. Também são responsáveis por um retardo da absorção de glicose e da hidrólise do amido. Diferentemente das fibras solúveis, as insolúveis raramente sofrem fermentação (quando isso acontece, se dá de forma lenta). As fibras insolúveis mais populares são: farelo de trigo, cereais integrais e seus produtos, raízes e hortaliças.

Mas antes de adicionar grande quantidade de fibras à dieta, é importante lembrar que seu aumento súbito ou excessivo na alimentação pode causar a formação de gases. Por isso, é recomendado que o consumo seja feito de forma gradativa, sem excessos. Além disso, o consumo deve ser acompanhado de água, que potencializa os benefícios trazidos pelas fibras.

Para o correto diagnóstico, a consulta médica com um especialista é essencial. Converse com seu gastroenterologista e tire todas as suas dúvidas.

Somos especializados na realização de exames e procedimentos do aparelho digestivo.

FONTE: Revista Brasileira de Nutrição Clínica, Estadão e Sociedade Brasileira de Diabetes Ver menos

 

Voltar