Artigos e curiosidades do sistema digestivo

Blog

Por que aumentaram os casos de DIIs?

01/01/2024

As doenças inflamatórias intestinais (DIIs) são caracterizadas como distúrbios inflamatórios complexos que acontecem a longo prazo e afetam principalmente indivíduos geneticamente predispostos. As DIIs acometem o trato gastrointestinal, sendo os principais representantes a Doença de Crohn e a Colite Ulcerativa.

No Brasil, a incidência média, ou seja, a ocorrência de novos casos, de doença de Crohn e retocolite fica em torno de 7 para cada 100 mil habitantes. os países desenvolvidos, incluindo EUA, Canadá e alguns países europeus, a prevalência pode chegar próxima a 120/130 para cada 100 mil habitantes.

A Doença de Crohn é um processo inflamatório crônico de etiologia ainda desconhecida, não curável por tratamento clínico ou cirúrgico, e que acomete o trato gastrointestinal de forma uni ou multifocal, de intensidade variável. Os locais de acometimento mais frequentes são o intestino delgado e o grosso.

Já a Retocolite Ulcerativa é uma doença inflamatória intestinal crônica caracterizada por episódios recorrentes de inflamação que acomete predominantemente a camada mucosa do cólon. A doença usualmente afeta o reto e também variáveis porções proximais do cólon, em geral de forma contínua, ou seja, sem áreas de mucosa normais entre as porções afetadas.

As doenças inflamatórias intestinais são mais frequentes em adolescentes e adultos jovens (15 a 40 anos). As causas ainda são desconhecidas, mas sabemos que elas são multifatoriais. Acredita-se que estejam relacionadas a fatores genéticos, imunológicos, ambientais, alimentação, alteração da flora intestinal (disbiose intestinal), entre outros. A existência de membros na família com DII também aumenta as chances de um indivíduo apresentar o problema. O tabagismo é outro vilão.

O aumento da incidência das DII está relacionado a um maior grau de industrialização das regiões estudadas, em decorrência da ocidentalização no estilo de vida, envolvendo hábitos alimentares e tabagismo.

As DIIs não têm cura, mas o tratamento permite a resposta e a remissão clínica, ou seja, faz com que o paciente controle o processo inflamatório e a doença e desta forma não apresente sintomas.

Dr. Juliano Coelho Ludvig (CRM 8561 SC - Gastroenterologia RQE 3046 - Endoscopia Digestiva RQE 3761) tem foco de atuação em Doenças Inflamatórias Intestinais e é um dos gastroenterologistas do corpo clínico da Esadi. Além de ser membro do Grupo de Estudos da Doença Inflamatória no Brasil (GEDIIB), é Chefe do Grupo de Doenças Inflamatórias Intestinais (DII) do Hospital Santa Isabel- Blumenau, Coordenador da Regional Blumenau da Associação Brasileira de Colite e Doença de Crohn (ABCD) e membro internacional do ECCO - European Crohn’s and Colitis Organization.

FONTE: BRITO et. al., SBCP, PAIVA etl. al., FRANCO et. al., Conitec.

Voltar