Artigos e curiosidades do sistema digestivo

Blog

Por que consumir fibras faz bem para a digestão?

08/12/2023

As fibras alimentares são substâncias que resistem à digestão e absorção no intestino delgado humano, passando por fermentação completa ou parcial no intestino grosso. São compostas por uma combinação única de componentes bioativos, tais como amidos resistentes, vitaminas, minerais, fitoquímicos e antioxidantes, o que tem despertado significativa atenção nas últimas décadas devido aos seus potenciais benefícios.

A fibra alimentar não é digerida no intestino delgado, chegando assim ao intestino grosso, onde passa por fermentação para gerar ácidos graxos de cadeia curta com propriedades anticancerígenas.

Além disso, a fibra aumenta o volume e a viscosidade das fezes, reduzindo o tempo de exposição das células da mucosa a possíveis carcinógenos, proporcionando, assim, uma proteção adicional.

A ligação entre ácidos biliares e substâncias carcinogênicas também é ampliada pela presença de fibra, impedindo seu contato com a mucosa. Além disso, o aumento na ingestão de fibra alimentar pode resultar em níveis mais elevados de antioxidantes no organismo.

As fibras podem ser classificadas em duas categorias principais: solúveis e insolúveis.
As fibras solúveis se dissolvem em água e contribuem para a redução dos níveis de glicose e colesterol no sangue.
As fibras insolúveis não se dissolvem em água e auxiliam no trânsito dos alimentos pelo sistema digestivo, promovendo regularidade e prevenindo a constipação.

Existem vários tipos de fibras com características distintas:

Celulose: Uma fibra insolúvel encontrada em grãos de cereais e nas paredes celulares de muitas frutas e vegetais. Pode ter um efeito laxante.
Ligninas: Outra fibra insolúvel presente no farelo de trigo, milho, nozes, sementes de linhaça e vegetais. Estimula a produção de muco no cólon e adiciona volume às fezes, tendo também um efeito laxante.

Beta-glucanos: Essa fibra solúvel fermentável é encontrada na aveia e na cevada. Ela é metabolizada e fermentada no intestino delgado, atuando como um prebiótico, sem efeito laxante. Além disso, pode ajudar a normalizar os níveis de glicose e colesterol no sangue.

Goma guar: Uma fibra solúvel fermentável isolada de sementes que é metabolizada e fermentada no intestino delgado, sem efeito laxante. Pode auxiliar na normalização dos níveis de açúcar no sangue e colesterol.

Inulina, oligofrutose, oligossacarídeos, frutooligossacarídeos: São fibras solúveis fermentáveis encontradas em cebolas, raízes de chicória e aspargos. Possuem efeito laxante, normalizam a glicose no sangue e funcionam como prebióticos.

Pectinas: Uma fibra solúvel altamente fermentável presente em maçãs, frutas vermelhas e outras frutas. Ela tem um efeito laxante mínimo devido às suas propriedades gelificantes, que retardam a digestão e contribuem para a normalização dos níveis de açúcar no sangue e colesterol.


Amido resistente: Trata-se de uma fibra fermentável solúvel encontrada em legumes, bananas verdes, massas cozidas e resfriadas, e batatas. Ela age como prebiótico, aumenta o volume das fezes com um efeito laxante mínimo e auxilia na normalização dos níveis de açúcar no sangue e colesterol.

Para o correto diagnóstico, a consulta médica com um especialista é essencial. Converse com seu gastroenterologista e tire todas as suas dúvidas.

Exames podem ser agendados através do telefone: (47) 3222-0432 ou Whatsapp: (47) 99963-3223.

FONTE: SBD; Esadi; LATTIMER, HAUB; NUNES et. la.; BERNAUD, RODRIGUES; Havard.

Voltar