Artigos e curiosidades do sistema digestivo

Blog

Por que é difícil a detecção precoce do câncer pancreático?

12/10/2023

O pâncreas é uma glândula localizada na parte superior do abdome, atrás do estômago. É responsável pela produção de enzimas que atuam na digestão dos alimentos e pela insulina - hormônio que tem a função de reduzir o nível de glicose (açúcar) no sangue.

O câncer de pâncreas possui um prognóstico reservado, sendo um dos mais letais do aparelho digestivo, com taxas anuais de incidência e mortalidade altas e muito próximas uma da outra. Parte do mal prognóstico da doença está relacionado com o diagnóstico tardio, que em muitos casos, só ocorre nos estágios avançados da doença.

A etiologia do câncer de pâncreas é indefinida, apesar de vários fatores de risco já terem sido definidos. É possível afirmar que essa patologia também é uma doença genética e o entendimento das alterações genéticas encontradas é importante, pois ajuda a explicar a concentração do câncer pancreático em famílias.

Dentre os exames não invasivos utilizados para detectar o câncer, estão a radiografia convencional, ultrassonografia, tomografia computadorizada, ressonância magnética, enquanto que a biópsia passa a ser o método invasivo escolhido para uma análise mais detalhada sobre massas suspeitas e compreensão do estágio da doença.

As medidas preventivas podem ser adotadas durante a vida, como evitar o consumo de bebidas alcoólicas, tabagismo, refrigerantes e adotar uma dieta balanceada com frutas e vegetais.

A Dr ª Luiza Dadan Perini (CRM 19838) é gastroenterologista com foco de atuação no pâncreas. Com experiência de mais de 10 anos na área, possui também especialização em nutrologia.

Saiba mais sobre nosso trabalho através do site da bio.

Para o correto diagnóstico, a consulta médica com um especialista é essencial. Converse com seu gastroenterologista e tire todas as suas dúvidas.

Exames podem ser agendados através do telefone: (47) 3222-0432 ou Whatsapp: (47) 99963-3223.

Voltar