Artigos e curiosidades do sistema digestivo

Blog

Por que é importante tratar H. Pylori de forma adequada?

28/08/2023

A infecção pelo H. pylori é a maior causa de gastrite e úlcera péptica, e está presente em metade da população mundial, tendo aparecimento mais frequente em países como o Brasil, onde aproximadamente 70% da população na idade adulta está infectada. Apesar da alta prevalência e suas complicações, boa parte da população desconhece a bactéria e suas possíveis consequências.

Quando ocorrem, os sintomas podem envolver:
– Dor incômoda ou queimação abdominal;
– Náuseas;
– Vômitos;
– Eructos (arrotos) frequentes;
– Estufamento;
– Perda de peso.

A maioria das pessoas infectadas, entretanto, nunca terá qualquer tipo de sintoma. Não se sabe por que isso acontece. Porém, mesmo quando o paciente está assintomático, a bactéria pode se desenvolver e ocasionar problemas como:


- Úlcera Péptica – O H. pylori pode lesar a camada protetora do estômago e duodeno. Isso permite que o ácido crie uma ferida (úlcera);
- Inflamação na parede do estômago – A infecção pelo H. pylori pode irritar o estômago e causar inflamação (gastrite). Ela causa a maioria das gastrites crônicas não erosivas;
- Câncer do estômago - A infecção pelo H. pylori é um fator de risco para o câncer de estômago, porém ele, por si, só não é a causa. São necessários outros fatores (história familiar de câncer, fatores ambientais, alimentação, etc.) que, juntos, poderão ajudar a desenvolver a doença.

O diagnóstico pode ser feito por meio de técnicas não invasivas e invasivas. As invasivas são as que necessitam da endoscopia e biópsias para serem realizadas. O teste rápido da urease é o mais comum e é o realizado em nosso meio. O outro é o histológico. Dentre os não invasivos (que não necessitam de endoscopia) temos o teste sorológico (sangue), teste respiratório com ureia marcada e teste do antígeno fecal. A cultura raramente é utilizada. Sua indicação maior é quando a bactéria é resistente ao tratamento.

Para o correto diagnóstico, a consulta médica com um especialista é essencial. Converse com seu gastroenterologista e tire todas as suas dúvidas.

Exames podem ser agendados através do telefone: (47) 3222-0432 ou Whatsapp: (47) 99963-3223.

FONTE: Esadi; TEIXEIRA et. Al.; COELHO

Voltar