Artigos e curiosidades do sistema digestivo

Blog

Por que identificar gordura no fígado é importante?

22/02/2023

A gordura no fígado é resultado de uma enfermidade denominada Esteatose Hepática, que se caracteriza pelo acúmulo de gordura no interior dos hepatócitos (células do fígado). O aumento de gordura dentro dos hepatócitos, de forma constante e por tempo prolongado, pode provocar uma inflamação capaz de evoluir para quadros graves de hepatite gordurosa, cirrose hepática e até mesmo câncer. Como consequência, as funções do órgão ficam comprometidas e ele não só aumenta de tamanho, como adquire um aspecto amarelado.

Surgindo a suspeita, é necessário levantar o histórico do paciente, que deve passar por minucioso exame físico e submeter-se a diversos exames, como o de sangue para medir os níveis das enzimas hepáticas e o com FibroScan®, também chamado Elastografia Hepática Transitória.

O FibroScan® avalia o grau de rigidez do fígado e a quantidade de gordura acumulada no fígado, de forma não invasiva. O resultado é imediato e mostra a evolução da saúde do fígado, permitindo ao médico avaliar e monitorar a evolução de doenças, independentemente de tratamento ou outros fatores.
Para o correto diagnóstico e encaminhamento de exames, a consulta médica com um especialista é essencial. Converse com seu gastroenterologista e tire todas as suas dúvidas.

Exames podem ser agendados através do telefone: (47) 3222-0432 ou Whatsapp: (47) 99963-3223.

FONTE: IMEI; SILVA et. al.; NACIF et. al.; Esadi.

Voltar