Artigos e curiosidades do sistema digestivo

Blog

Por que náuseas ocorrem?

14/11/2022

O enjoo ou náusea é a vontade ou iminência de vômito, ato involuntário que ocorre quando há contração muscular forçada do estômago, que empurra o conteúdo gástrico pelo esôfago e para a boca. Eles ocorrem quando uma parte específica do cérebro, conhecida com centro do vômito, é ativada.

A náusea e o subsequente vômito costumam ocorrer no caso de disfunção do trato digestivo, sendo particularmente comuns na gastroenterite. Mas outros distúrbios abdominais podem causá-los, como a obstrução do intestino, apendicite ou a pancreatite, mas que serão estimulados pela dor, o que faz com que a pessoa precise buscar assistência médica.
Muitas substâncias como álcool, analgésicos, opioides e medicamentos para quimioterapia podem causar náusea e vômito. Toxinas, como o chumbo, também podem ocasioná-los.
O vômito causa perdas importantes de líquidos e outras substâncias, especialmente de hidrogênio, cloro e potássio. Quando corre uma perda em quantidade significativa, resulota em distúrbios graves como desidratação, hipopotassemia (diminuição de potássio), alcalose ou acidóse.

Para o correto diagnóstico, a consulta médica com um especialista é essencial. Converse com seu gastroenterologista e tire todas as suas dúvidas.

Exames podem ser agendados através do telefone: (47) 3222-0432 ou Whatsapp: (47) 99963-3223.

FONTE: TAKAHASHI et. al.; MSD MANUALS.

Voltar