Artigos e curiosidades do sistema digestivo

Blog

Por que o sistema nervoso autônomo é importante no processo digestivo?

19/09/2023

O sistema nervoso autônomo regula certos processos corporais como pressão arterial e frequência respiratória. Funciona automaticamente, ou seja, sem esforço consciente. Trata-se da parte do sistema nervoso que se comunica com órgãos internos, incluindo vasos sanguíneos, estômago, intestino, fígado, rins, bexiga, órgãos genitais, pulmões, pupilas, coração e as glândulas digestivas, salivares e sudoríparas.

Os neurônios autônomos que se originam a partir do sistema nervoso central e se projetam para o trato gastrointestinal são os responsáveis pela manutenção das funções de digestão e absorção dos nutrientes advindos dos alimentos ingeridos, secreção, motilidade intestinal e defecação, mecanismos de defesa e perfusão.
Nessa rede de neurônios, além dos neurônios que controlam a musculatura lisa, as glândulas produtoras de muco e o diâmetro dos vasos sanguíneos locais, foi descrita uma outra rede de neurônios sensoriais responsáveis por gerar informações acerca da tensão das paredes, bem como neurônios capazes de processar informações químicas provenientes dessas vísceras. Esses neurônios são responsáveis pelo fornecimento de importantes informações químicas e mecânicas dos órgãos digestivos para os terminais do sistema nervoso central. Nesses centros, as informações são processadas e respostas reflexas são geradas a fim de corrigir ou atuar na manutenção de importantes funções viscerais.

No entanto, os neurônios do sistema autônomo não necessariamente enviam sempre as informações do sistema digestivo para o sistema nervoso central. Por ser um sistema com autonomia, ele possui um sistema de tomada de decisões, que define a resposta mais apropriada. Isso quer dizer que o sistema nervoso autônomo “escolhe” as reações que podem ser locais, ou seja, situadas nos próprios órgãos ou exigir uma ação central, envolvendo desta forma transmissão neuronal e circuitos do sistema nervoso central.

FONTE: CRIVELARO; RIBEIRO, ANTUNES; SILVA, BONJARDIM.

Voltar