Artigos e curiosidades do sistema digestivo

Blog

Por que realizar exame com cápsula endoscópica?

22/12/2022

A cápsula endoscópica, também chamada de enteroscopia por cápsula ou endoscopia sem fio, é um exame diferenciado disponível aqui na Esadi. Nesse exame, uma pequena cápsula do tamanho de uma pílula de suplementação de vitamina, com microcâmeras, luz e transmissor alimentados por bateria, é ingerida pelo paciente.

O motivo mais importante para este exame é sua maior precisão e total abrangência do intestino delgado. A questão da abrangência é crucial para a escolha deste exame, uma vez que algumas anormalidades do intestino delgado podem ser examinadas somente parcialmente através de exames endoscópicos convencionais. A endoscopia digestiva alta vai conseguir abranger esôfago, estômago e a parte inicial do intestino delgado. Já a colonoscopia, por outro lado, consegue atingir somente o cólon e a parte final do intestino delgado. Entre o espectro de atuação desses dois exames, havia uma parte do intestino delgado não coberta até a chegada da cápsula endoscópica.

Através dela, a equipe médica pode visualizar sangramentos, tumores e outras questões em toda a extensão do intestino delgado. O exame também traz grande precisão, já que quase 10 mil fotos da parede intestinal em alta resolução são transmitidas para um receptor externo preso à cintura ou ao bolso do paciente. A partir desse receptor, as imagens podem ser facilmente baixadas para um computador, onde são visualizadas como um vídeo e avaliadas em detalhe pelo médico.

Além disso, diferentemente dos exames endoscópicos tradicionais, a cápsula endoscópica é um exame não-invasivo, que traz mais conforto para o paciente. Além disso, é um examem muito seguro, já que a cápsula é resistente aos ácidos gástricos e enzimas digestivas.

Outro ponto importante é que após a realização do exame, a cápsula não precisa ser coletada e pode ser descartada na descarga, quando o paciente evacuar de forma natural.

Para o correto diagnóstico, a consulta médica com um especialista é essencial. Converse com seu gastroenterologista e tire todas as suas dúvidas.

Voltar