Artigos e curiosidades do sistema digestivo

Blog

Por que surge e como prevenir a hemorroida?

05/07/2022

As hemorroidas são uma espécie de ferimento ao redor do ânus e no reto que causam desconforto e que afetam muitas pessoas. Estima-se que metade da população adulta terá esse incômodo em algum momento da vida.

A região do ânus e do reto possui uma série de veias. Durante o movimento intestinal e no esforço da evacuação, elas dilatam-se e retraem-se, normalmente voltando ao calibre normal após evacuar. Mas há casos em que o esforço repetido para evacuar, geralmente ocasionado por intestino preso ou fezes endurecidas, pode dificultar o retorno dessas veias ao seu tamanho original, o que provoca uma dilatação insistente, o que origina a hemorroida.

As hemorroidas podem ser externas ou internas. Quando estão localizadas na parte externa, normalmente na borda do ânus, são semelhantes à varizes ou pelotas de sangue. Mas quando são internas, costumam estar localizadas acima do esfíncter anal e causam sintomas mais agudos.
A pessoa pode sofrer com coceira provocada pelo inchaço das veias, assim como o sangramento resultante do rompimento das veias anais. Esse rompimento e inchaço ocasionam dor ou ardor durante ou após a evacuação.

Assim como o intestino preso e fezes endurecidas podem causar a hemorroida devido ao esforço de evacuar, outras situações podem colaborar para o surgimento e a piora do problema:

– Gravidez: o feto exerce pressão sobre as veias da parte inferior do abdômen;
– Obesidade: o excesso de peso também aumenta a pressão nas veias abdominais;
– Vida sedentária: o estímulo à digestão dos alimentos diminui assim, como prejudica a irrigação sanguínea do ânus;
– Componente genético: casos de hemorroidas na família podem indicar predisposição;
– Dieta pobre em fibras e pouca ingestão de líquidos;
– Sexo anal: pode produzir fissuras.

Além de ser necessária uma dieta rica em fibras e consumo de água para a melhora da digestão, poderá ser indicado pelo médico o uso de medicamentos locais como pomadas e supositório, evitar a higienização do local com papel higiênico e dar preferência pelo uso de uma toalha de algodão. Nos casos mais críticos, pode ser recomendado procedimento cirúrgico.

Exames podem ser agendados através do telefone: (47) 3222-0432 ou Whatsapp: (47) 99963-3223.

FONTE: Saúde Abril; Ministério da Saúde; Draúzio Varella; MSD Manuals.

Voltar