Artigos e curiosidades do sistema digestivo

Blog

Por que usar o celular no banheiro pode causar hemorroidas?

06/12/2023

No mundo atual não é incomum o uso do celular quando se vai ao banheiro. E, apesar de ser considerado um hábito relativamente normal hoje em dia, ele pode prejudicar a saúde e colaborar para o surgimento ou piora da hemorroida.

Estudo publicado na National Library of Medicine, realizado pela Universidade Yuzuncu Yl na Turquia, investigou a relação entre hemorroidas e o uso de smartphones no banheiro. Com base em observações clínicas, os investigadores chegaram à conclusão de que o hábito pode sim levar ao desenvolvimento de hemorroidas.

Isso porque o uso de celular no sanitário aumenta o tempo gasto no banheiro, o que leva a um aumento da pressão na região anal e ao esforço durante a defecação. Segundo os estudiosos, as pessoas que costumam levar o celular para o banheiro acabam por continuar fazendo força para evacuar mesmo quando já não é necessário, o que dilata os vasos sanguíneos das veias do reto, levando às hemorroidas.

Além disso, levar o celular para o banheiro pode causar a contaminação do aparelho com coliformes fecais, o que contribui para a recontaminação das mãos, uma vez que, mesmo que se faça a higienização das mãos corretamente, o aparelho não será lavado e continuará infectado.

Exames podem ser agendados através do telefone: (47) 3222-0432 ou Whatsapp: (47) 99963-3223.

FONTE: Healthline; U.S. National Library Medicine; ZARBALIYEV et. al. Sociedade Brasileira de Coloproctologia.

Voltar