Artigos e curiosidades do sistema digestivo

Blog

Prevenção do câncer do intestino

19/04/2023

O câncer de intestino é o terceiro mais comum no mundo. Apesar de ser um dos mais letais, causando cerca de 50 mil mortes por ano e com evolução muitas vezes sem sintomas, sua prevenção é simples: envolve a adoção de hábitos de vida mais saudáveis e realizar após os 45 anos a colonoscopia, exame que o diagnostica, e fazer a repetição conforme orientação médica.

Ao não realizar o exame preventivo de colonoscopia no momento adequado e o diagnóstico de câncer acontecer adiante, tardiamente, é comum o tratamento exigir cirurgias extensas com uso de bolsa de colostomia, além de radio e quimioterapia com seus sabidos efeitos colaterais (adinamia, perda de peso, queda de cabelo, diarreia, náuseas, vômito, etc).

A maioria dos cânceres de cólon começa com um pólipo. Podemos potencialmente prevenir quase todos eles encontrando o pólipo pré-canceroso e removendo-o. É por essa razão que, de acordo com as diretrizes mais recentes da American Cancer Society, deve-se realizar o exame colonoscópico a partir dos 45 anos, repetindo-se o exame a cada 3 anos. Antes, esse procedimento era recomendado a partir dos 50 anos, porém, com o crescimento dos casos de câncer colorretal entre pessoas mais jovens, a indicação de idade baixou em 5 anos.

Para o correto diagnóstico, a consulta médica com um especialista é essencial. Converse com seu gastroenterologista e tire todas as suas dúvidas.

Colonoscopias podem ser agendadas através do telefone: (47) 3222-0432 ou Whatsapp: (47) 99963-3223.

Voltar