Artigos e curiosidades do sistema digestivo

Blog

Psicobióticos: bactérias vivas (probióticos) que ajudam na saúde mental

07/11/2022

Psicobióticos são bactérias vivas (probióticos) que, quando ingeridas, conferem benefícios para a saúde mental através de interações com as bactérias intestinais. A definição também pode ser usada para prebióticos, medicamentos que favorecem o crescimento de bactérias intestinais benéficas.
Psicobióticos beneficiam pacientes que sofrem de doenças psiquiátricas porque suas bactérias são capazes de produzir substâncias neuroativas, como o ácido gama-aminobutírico e a serotonina, que atuam no eixo intestino-cérebro. Inclusive, avaliações pré-clinicas feitas em roedores sugerem que certos psicobióticos possuem atividade antidepressiva ou ansiolítica. Tais benefícios podem estar relacionados às ações anti-inflamatórias de algumas cepas e uma capacidade para reduzir a atividade do eixo hipotálamo-hipófise-adrenal.
Os psicobióticos estão sendo testados, principalmente, no tratamento de ansiedade, autismo, enxaqueca e Parkinson. Porém, apesar das evidências, ainda são necessários mais estudos em humanos para verificar as cepas adequadas e as quantidades terapêuticas ideais para serem usadas nesse tipo de tratamento.
Para o correto diagnóstico, a consulta médica com um especialista é essencial. Converse com seu gastroenterologista e tire todas as suas dúvidas.
Exames podem ser agendados através do telefone: (47) 3222-0432 ou Whatsapp: (47) 99963-3223.
Fonte: Revista SuperInteressante, Revista Unilus

Voltar