Artigos e curiosidades do sistema digestivo

Blog

Quais as causas da colelitíase?

05/04/2023

A colelitíase é o termo médico usado para descrever a presença de cálculos na vesícula biliar.

A bile contém colesterol, gordura, sais biliares, proteínas e bilirrubina. Os sais biliares desmancham as gorduras e a bilirrubina confere às fezes sua coloração característica. Porém, se o líquido biliar contiver muito colesterol ou bilirrubina, ele pode se solidificar e formar cálculos, que podem ser de dois tipos:

- De colesterol, geralmente amarelo-esverdeados e formados, basicamente, por colesterol cristalizado. Compreendem cerca de 80% dos cálculos biliares.
- Pigmentares, que são, geralmente, pequenos e escurecidos, compostos por bilirrubina.
Os cálculos podem ser pequenos como um grão de areia até grandes como uma bola de golfe. Na vesícula pode se desenvolver apenas um grande cálculo, centenas de cálculos pequenos ou uma combinação de ambos.
As principais causas e fatores de riscos para a doença são:
- Ser do sexo feminino;
- Ter mais de 60 anos;
- Sofrer com obesidade;
- Estar em período de gestação;
- Ter uma dieta rica em gorduras e colesterol;
- Ter uma dieta pobre em fibras;
- Ter histórico familiar da doença;
- Sofrer com diabetes;
- Ter perda rápida de peso.

Os sintomas decorrentes dos cálculos biliares são frequentemente chamados de "crise" de cólica biliar, pois ocorrem subitamente. Decorrem, geralmente, por conta da obstrução transitória do canal de saída da vesícula (o ducto cístico) por um cálculo. Um ataque típico pode causar dor persistente no abdômen superior (geralmente do meio para a direita), que aumenta rapidamente de intensidade e dura de trinta minutos a várias horas; dor nas costas, entre as escápulas; dor no ombro direito; náuseas e vômitos. Os ataques, muitas vezes, acontecem após refeições gordurosas.

O diagnóstico é feito através de exames de imagem, mais frequentemente o ultrassom.

Para o correto diagnóstico, a consulta médica com um especialista é essencial. Converse com seu gastroenterologista e tire todas as suas dúvidas.

Exames podem ser agendados através do telefone: (47) 3222-0432 ou Whatsapp: (47) 99963-3223.

Voltar