Artigos e curiosidades do sistema digestivo

Blog

Quais as complicações das úlceras pépticas?

13/06/2023

“Úlcera péptica” é nome dado para feridas que surgem no revestimento do estômago ou duodeno. Elas aparecem como consequência da corrosão pelo ácido gástrico e sucos digestivos, podendo causar sintomas como desconforto abdominal, dor, queimação, perda de peso, falta de apetite, estufamento, arrotos, náuseas e vômitos.

Na maioria dos casos, é possível tratá-las sem que causem outras complicações. Porém, em alguns casos as úlceras pépticas podem desenvolver complicações como as seguintes:

- Hemorragia: é uma das complicações mais frequentes, que pode acontecer mesmo de forma assintomática. Acontece quando o ácido ou a úlcera péptica rompe um vaso sanguíneo. Nesse tipo de situação, o paciente passa a ter vômito de sangue vermelho-vivo ou aglomerados marrom-avermelhados de sangue parcialmente digerido (hematêmese), fezes negras (melena) ou evidentemente sanguinolentas (hematoquezia).
- Perfuração: ocorre quando a úlcera péptica penetra completamente através do estômago ou da parede duodenal. Nesse caso, a úlcera cria uma abertura no órgão e causa sintomas como: dor repentina, intensa e constante, que se propaga rapidamente por todo o abdômen.
- Obstrução: complicação que acontece quando a úlcera péptica bloqueia a passagem da comida para deixar o estômago. Essa obstrução acontece porque o inchaço dos tecidos inflamados em torno da úlcera ou das cicatrizes deixadas por crises de úlceras anteriores restringe a saída do estômago ou estreita o duodeno. Os sintomas mais comuns são crise de vômito repentina, frequentemente regurgitando grandes volumes de alimentos consumidos horas antes. Além disso, o paciente pode sentir saciedade excessiva após as refeições, inchaço e falta de apetite.

Em caso de qualquer um dos sintomas descritos acima, é preciso procurar um médico imediatamente. As complicações da úlcera péptica devem ser tratadas de forma urgente.
Quando a doença chega em fase de alguma dessas complicações, o tratamento pode variar entre administração de medicamentos e cirurgias.

Para o correto diagnóstico, a consulta médica com um especialista é essencial. Converse com seu gastroenterologista e tire todas as suas dúvidas.

Exames podem ser agendados através do telefone: (47) 3222-0432 ou Whatsapp: (47) 99963-3223.

Voltar