Artigos e curiosidades do sistema digestivo

Blog

Quais as complicações relacionadas às Doenças Inflamatórias Intestinais?

22/05/2023

As complicações relacionadas às Doenças Inflamatórias Intestinais (Retocolite Ulcerativa e Doença de Crohn) são inúmeras.

Podem existir complicações da Retocolite Ulcerativa, quando ela não é tratada ou acompanhada adequadamente. Entre elas, estão:

Megacólon tóxico – Nestes casos, a intensidade do processo inflamatório causa uma espécie de paralisia da musculatura da parede intestinal e o cólon se dilata ao ponto, em alguns casos, de se romper. A descontinuação rápida de corticoide e o uso de certos medicamentos como narcóticos (codeína, tramadol) em pacientes com colites graves podem contribuir para sua ocorrência.

Câncer colorretal – A inflamação crônica na mucosa do reto e do intestino grosso pode facilitar o surgimento desta complicação. Outros fatores elevam as chances de desenvolvimento de malignidade, como histórico familiar de câncer colorretal, tempo prolongado de doença e associação com colangite esclerosante primária.

Já na Doença de Crohn, as complicações que podem acontecer na falta de tratamento ou acompanhamento adequado são:

Fístulas e abscessos – A Doença de Crohn pode acometer toda a parede intestinal e formar trajetos inflamatórios entre suas próprias alças ou trajetos inflamatórios que comunicam o intestino com outros órgãos. Os sinais e sintomas são muito variáveis, a depender do local por onde passam as fístulas. Quando o trajeto fistuloso desemboca na pele, seja na região perianal ou no abdômen, há em geral eliminação de secreção purulenta. Em algumas situações, antes que o trajeto fistuloso encontre a pele ou outra víscera, as secreções se acumulam em algum local fechado, levando à formação de abcessos.

Estenoses – O comprometimento inflamatório da camada muscular do intestino na Doença de Crohn pode causar deformidade, enrijecimento e estreitamento progressivo do órgão, complicação conhecida como estenose. Estenoses são mais comuns no intestino delgado, onde o calibre é naturalmente menor. Caso a estenose leve a uma obstrução, pode ser necessário tratamento cirúrgico.

Algumas complicações podem se apresentar em ambas as DIIs. Entre elas:
– Manifestações articulares;
– Manifestações cutâneas;
– Manifestações oftalmológicas;
– Manifestações hepatobiliares.

Para o correto diagnóstico, a consulta médica com um especialista é essencial. Converse com seu gastroenterologista e tire todas as suas dúvidas.

Exames podem ser agendados através do telefone: (47) 3222-0432 ou Whatsapp: (47) 99963-3223.
FONTE: Esadi; SOUZA et. al.; MARQUES et. al.; CAMBUI, NATALI; MARANHÃO et.al.

Voltar