Artigos e curiosidades do sistema digestivo

Blog

Quais as funções dos intestinos?

09/08/2023

Dois dos órgãos que compõem o sistema digestivo são ocos e constituem a fase final do processo de digestão. Conheça um pouco mais sobre cada um deles:

INTESTINO DELGADO

É a parte mais longa do trato gastrointestinal e é onde ocorre a maior parte da digestão. Trata-se de um órgão tubular de aproximadamente 7 metros de comprimento, que complementa a digestão dos alimentos e, principalmente, promove sua absorção.

Pode ser dividido em três partes: o duodeno, o jejuno e o íleo:

Duodeno - É a primeira porção do intestino delgado. Seu revestimento mucoso possui muitas pregas que ajudam a maximizar as funções digestivas e de absorção intestinal. Nele desembocam os ductos que trazem os sucos digestivos produzidos pelo fígado e pâncreas. É aqui que se completa a função digestiva.

Jejuno - É o segundo segmento do intestino delgado e ele é móvel. Através das vilosidades intestinais, os nutrientes dos alimentos já parcialmente digeridos pelo estômago e pelo duodeno começam a ser absorvidos. Sua musculatura lisa ajuda a mover os alimentos ingeridos por meio de movimentos conhecidos como peristálticos.

Ileo – É a última parte do intestino delgado e, assim como o jejuno, é móvel. Isso significa que possui movimentos peristálticos que ajudam a impulsionar o bolo alimentar até a primeira porção do intestino grosso.

INTESTINO GROSSO

Também conhecido como cólon, é a última seção do tubo digestivo. É formado pelo ceco, cólon e reto, que termina no ânus. No intestino grosso, movimentos fortes e ondulados (ondas peristálticas) ajudam a impulsionar o conteúdo do intestino em direção ao ânus. O desejo de ir ao banheiro e esvaziar os intestinos é desencadeado quando as fezes entram no reto. 

A absorção de água pela mucosa é a principal função do intestino grosso. No processo digestivo, ele tem participação secundária, pois as principais atividades de modificação dos alimentos realizam-se no estômago e no intestino delgado.

Para o correto diagnóstico, a consulta médica com um especialista é essencial. Converse com seu gastroenterologista e tire todas as suas dúvidas.

Exames podem ser agendados através do telefone: (47) 3222-0432 ou Whatsapp: (47) 99963-3223.

FONTE: Ministério da Saúde; Esadi; SILVA, BONJARDIM; National Library of Medicine – USA.
 

Voltar